Connect with us

Crónica

ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA: 25 000

Published

on

Como é que contas o tempo? Eu conto o tempo pelas coisas que fiz.

A esperança média de vida não é 80, mas, digamos, um número semi-aleatório: 25 000 objetivos cumpridos. Tendo a pessoa atingido esta idade não tem mais assuntos pendentes, estando pronta para passar para o outro lado. Na contagem padrão, isto tanto seriam 30, 75, ou 200 anos, mas não importa, pois numa vida medida em feitos o que realmente importa é o que atingimos e não os “anos” de precisamos para fazê-lo.

Vamos fazer um esforço para esquecer a nossa ideia pré-concebida de tempo. Nesta nova perspetiva não podemos contar segundos, minutos ou horas, mas contamos tarefas, ou objetivos. O cronómetro já não se mexe a uma velocidade constante e esqueceu-se do que são segundos. Cada tic e cada tac são um pequeno progresso.

Assim, este fim-de-semana planeei acabar de ler o livro que está na minha mesinha de cabeceira há meses. Só que por alguma razão (distrações, falta de vontade) não o fiz. Então o tempo não passou, porque se cada segundo é progresso, não havendo progresso não há segundo, logo não passou tempo.

“O tempo voou, não deu para fazer nada!”, já todos disseram. Quando sentes que o tempo passou demasiado rápido é porque a tua contagem de tempo não correspondeu à de outros.

O que eu concluo daqui é que todos contam o tempo como eu, exceto os relógios, com a sua regular e consistente contagem. E nós, frágeis mentes, corremos atrás do seu tempo até que é ele que nos apanha a nós, e ainda que com assuntos inacabados já fomos apanhados.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *