Cultura
“LA TRAVIATA” – O PORTO TEVE ÓPERA
Levada ao palco pela Ópera del Mediterraneo, a ’La Traviata’ de Guiseppe Verdi, conta-nos a história do amor entre Violetta Valéry e Alfredo Germont, passada em Paris nos finais do século XIX.
Dirigida por Fernando Alvarez, maestro argentino, a Orquestra Filarmónica del Mediterraneo, interpretou uma das peças mais conhecidas do período romântico, e uma das mais interpretadas até aos dias de hoje. A performance conseguiu capturar toda a atmosfera desta peça icónica.
O papel principal ficou a cargo da soprano Gema Scabal, nascida em Madrid, que trouxe emoção ao papel de Violetta Valéry. Os agudos característicos das sopranos de Verdi foram atingidos com facilidade e ressoaram em todo o Coliseu com grande perícia.
Entre os outros papéis principais contam-se o tenor Vicenc Madrid no papel de Alfredo Germont, e o barítono Carlos Andrade a interpretar o pai de Alfredo, Giorgio Germont.
No que diz respeito aos aspetos mais técnicos, os figurinos apresentavam um estilo bastante coerente com a temática da peça. Ainda de notar foi a trabalho a nível de luzes, que contribuiu muito para a intensidade de algumas cenas.