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Artigo de Opinião

A MISSÃO DA UNIVERSIDADE E A APRENDIZAGEM PARA A MUDANÇA

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Pedro Graça, FCNAUP

Pedro Graça, FCNAUP

No final de 2010, a prestigiada revista Lancet publicou um artigo dedicado aos próximos desafios dos profissionais de saúde e às 2420 Faculdades que no mundo inteiro se dedicavam ao ensino médico. Tinha como sub-título “Transforming education to strengthen health systems in an interdependent world” e era assinado por representantes das grandes tradições de ensino na área, desde Harvard até à Universidade de Pequim. Uma das principais conclusões do texto era a necessidade de formar profissionais de saúde, capazes de operarem a mudança nas suas comunidades e de serem líderes nessa mudança. As palavras-chave eram pois, liderança e transformação. Mais recentemente, em Setembro de 2013, o grupo liderado por Tim Lobstein dedicou um número inteiro da Obesity Reviews à modificação do ambiente que nos rodeia como fator decisivo para o combate às doenças que hoje mais destroem vidas, ou seja, a obesidade, cancro, diabetes e doenças cardiovasculares. Para estas correntes de pensamento e também para a Organização Mundial de Saúde, sem ambientes saudáveis não existem pessoas saudáveis, mesmo que com níveis elevados de educação. E não existem ambientes saudáveis se as pessoas não tiverem a capacidade de exigir a sua mudança. Ou seja, enquanto os nossos locais de lazer foram inundados de pipocas, chocolates ou refrigerantes, sem alternativas, será muito difícil ir ao cinema e não consumir “lixo alimentar”. Enquanto as nossas universidades não tiverem locais para a prática desportiva, acessível, funcional e com qualidade, poucos estudantes vestirão um fato de treino à hora de almoço ou ao final do dia.

Mas para modificar estes ambientes exige-se um pouco mais do que o resguardo do Centro de Saúde, do Hospital ou da Universidade. Exige-se a capacidade de intervir no seio da comunidade, no centro do poder, económico e político, fazendo doer (se necessário) poderes instalados, nomeadamente sugerindo alterações legislativas, impondo taxas em determinados produtos, limitando a venda de determinados alimentos ou até impedindo o marketing alimentar agressivo destinado a crianças. Este recentramento do homem da ciência e da universidade para perto dos locais onde se tomam decisões, para perto da Pólis e portanto da política, obrigam-nos a confirmar que de facto, a ciência nunca foi neutra. E que mesmo escolhas simples, como as alimentares, trazem consigo, quase sempre, implicações ambientais, sociais e económicas que afetam o sistema político.

Esta consciência política já é hoje visível em muitos estudantes universitários, que mesmo rejeitando o jogo político e os seus atores, nomeadamente os partidos, sentem-se interessados em operar a mudança, em serem coautores da mudança ou seja, em serem atores políticos mas de uma forma não convencional. Espera-se agora que do lado das instituições universitárias se consiga abrir espaço para este interesse renovado no debate e intervenção política por parte dos nossos estudantes. Numa sociedade em que cresce e se multiplica a auto-organização, o fracionamento social e em que o populismo ganha espaço, esta possibilidade de participação será determinante para o futuro da democracia. E por parte dos mais experientes, talvez seja interessante fazer seguir o conselho de Hirschman “encarar causas públicas com entusiasmo mas sem o arrebatamento e as expectativas milenaristas, que garantem o malogro e a deceção generalizada”.

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