Connect with us

Sociedade

QUEM DENUNCIA CRIMES REDUZ PROBABILIDADE DE VOLTAR A SER VÍTIMA

Published

on

estudo “Reporting Crime Victimizations to the Police and the Incidence of Future Victimizations: A Longitudinal Study” analisou informação de crimes não fatais para concluir sobre a influência de denúncias à polícia em futuros crimes. Os dados indicam que quem apresenta queixa da experiência inicial diminui em 22% a probabilidade de voltar a ser vítima.

Em maior detalhe, a investigação conclui que futura violência interpessoal (assédio sexual, assalto e violação) também decresce com a apresentação de queixa às autoridades (em cerca de 20%). O mesmo acontece com futuros roubos (diminuem em cerca de 27%).

As causas são a maior consciência e atenção das vítimas, assim como a ação policial e de outros serviços de apoio às vítimas. “Sabemos que o papel da polícia na sociedade é o de manter a segurança e verificámos que estão a ter sucesso nessa função. Contudo, não conseguem ter sucesso sem a cooperação das vítimas e da comunidade. Por isso é que é as denúncias são importantes”, referiu Shabbar Ranapurwala, principal investigador do estudo.

As situações de furto escapam à regra. Nestes crimes, a recorrência não diminui com a denúncia à polícia, de acordo com o estudo.

Nos Estados Unidos da América, cerca de 54% das vítimas de crimes violentos não reportam as experiências. O receio de repercussões negativas e a ideia de que sofreram um crime demasiado trivial são as principais razões para o conformismo.

O estudo foi publicado a 28 de julho e investigou 18 mil vítimas de crimes de violência interpessoal e crimes de propriedade, entre 2008 e 2012. A fonte é a base de dados “National Crime Victimization Survey”.