Connect with us

Cultura

O ABC DO MILHÕES DE FESTA II

Published

on

Conjunto Cuca Monga

Modernos, El Salvador, Bispo, Luís Severo e Ganso. Todos juntos são o Conjunto Cuca Monga. Todos meninos de Lisboa que trazem ao norte do país o som de uma guitarra isolada, acompanhada pela voz de Severo e um outro som, agora de várias guitarras, mais baterias, baixos e outros instrumentos à mistura. Temos o acústico, o psicadélico, o eletrónico e o punk. Uma festa não só lisboeta, mas bem à portuguesa, onde o palco está sempre completo.

Cave Story + Duquesa + Ra-Fa-El

E porque o Milhões de Festa está feito de conjuntos inesperados, aos Cave Story, Duquesa e Ra-Fa-El foi pedido que interpretassem músicas uns dos outros num alinhamento multi-style. De Caldas da Rainha chegam os Cave Story com as suas guitarras sintonizadas e a voz de Gonçalo que é, ao primeiro segundo, reconhecível. De Barcelos temos Duquesa, com Nuno Rodrigues a liderar na voz e guitarra e Ra-fa-el, que entra, também, numa onda sonora para um bom final de tarde. É esperar pelo fim de julho para descobrir se é um trio a continuar ou não.

Cocaine Piss + Mette Rasmussen

Mais uma dupla que deixa muito no ar. Junto ao punk distorcido e berrante dos Cocaine Piss, chega a saxofonista dinamarquesa, Mette Rasmussen, que preza o jazz, num tom experimental. Dois estilos que se distinguem, mas que no Milhões de Festa se vão unir e tornar-se, pelo menos uma vez, em algo uníssono.

diola

Os diola são as guitarra de primeira, com o groove do baixo e ainda a bateria ao ritmo do progressivo. Misturam o post-rock e o progressivo com a atitude à punk. Os nossos vizinhos espanhóis fazem questão de, desta vez, não nos deixarem dormir.

Enablers

Fora os instrumentos, há a palavra e essa é a expressão de Enablers. O instrumental surge como base à palavra dita e musicada. Novamente, o post-rock, progressivo e punk são os dialetos. A primeira vez em Barcelos e a primeira vez no Milhões de Festa, as expectativas estão altas para um momento talvez dos mais únicos em qualquer contexto. Os poemas recitados são da autoria de Pete Simonelli.

faUSt & GNOD

Krautrock é um conceito geral atribuído às bandas experimentais da Alemanha no fim década de 60 e início da 70. E este é o estilo reconhecido em faUSt e GNOD que se juntam em Barcelos para preparar algo inovador. E o Milhões de Festa é isso mesmo: inovador em todos os sentidos. As duas bandas contam já com mais de uma dezena de álbuns e projetos.

Temos ainda os colombianos Chúpame El Dedo, os brasileiros Cigarra com os BirdzZie e os Dj Fitz e Katapila.

O passe geral está a 55 euros até dia 2 de julho. A partir de dia 3, os bilhetes passam para 60 euros. Quanto aos bilhetes diários, ainda não há informação. O passe geral pode ser adquirido nos locais habituais.

Descobre aqui o primeiro artigo sobre o Milhões em Festa.

 

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *