Sociedade
INOVAÇÃO E CREATIVIDADE EXPOSTAS NA PORTO DESIGN FACTORY
O resultado final de um ano de trabalho de estudantes, empresas e todos os envolvidos na criação dos projetos finais desenvolvidos na Porto Design Factoy (PDF) estiveram expostos ao público.
TURE – Sonae MC ( Continente)
A Sonae MC pretendia desmaterializar a experiência de compra. Com uma procura crescente nas lojas de pequena dimensão, a Sonae MC, Continente, visava colocar nas zonas não alimentares o mesmo número de produtos ocupando o menor espaço possível.
Os estudantes concluíram que o consumidor tem uma grande necessidade de tocar e saber mais detalhes dos produtos. O sistema teria de ser rápido, já que as pessoas cada vez menos gostam de perder tempo a fazer compras.
A TURE é um sistema composto por três canais. O primeiro, um Widget online, onde se pode ter acesso aos produtos disponíveis e em que lojas se encontra. O segundo, uma aplicação que permite ao consumidor com apenas uma fotografia do produto perceber se está disponível em qualquer loja continente ou parceiros. E por fim, na loja física, existem tablets que possuem informação adicional dos produtos expostos, permitindo uma compra tradicional aliada a informações digitais complementares.
Luft Tecnology – IKEA Industry
O IKEA Industry é um dos mais rápidos, na área do mobiliário, relativamente à produção. No entanto, um dos grandes problema era o facto de só conseguirem produzir móveis com formas geométricas. Quando confrontados com este problema, os estudantes apresentaram como solução a utilização de ar: este permite a obtenção de formas orgânicas e mantém o custo reduzido, aliado a uma velocidade de produção elevada. O ar, que pode ser introduzido nas peças que possuem uma câmara de ar, permite que as formas sejam transformáveis e adaptáveis.
O produto final é uma tecnologia e não um produto, já que pode ser aplicado em diferentes situações no caso de peças de mobiliário, por razões de segurança ou até mesmo aliado à interatividade. Segundo os estudantes, o resultado final “quase que consegue comunicar” com cada um de nós.
PIAVO – SILAMPOS
O desafio da empresa Silampos aos estudantes baseava-se no pressuposto de arranjar uma forma de revolucionar a forma de cozinhar. A solução encontrada pelos estudantes centrou-se não no ato de cozinhar mas na forma como a loiça é limpa.
Assim, surge a PIAVO, um sistema de limpeza rápido, eficaz e muito preciso que limpa os utensílios de cozinha em apenas seis a doze minutos. Este equipamento recorre a uma tecnologia de ultra sons e jatos de água para uma limpeza eficiente.
O equipamento é compacto, ocupando muito menos espaço do que uma máquina de lavar loiça tradicional. Existe a possibilidade de adicionar a PIAVO a uma banca já existente, o que faz deste sistema versátil, permitindo não só limpar loiça, mas também vegetais, entre outros. É, também, “amigo do ambiente”, pois recorre a uma menor quantidade de detergentes e energia.
Connect Zone – SPORT ZONE
A Sport Zone desafiou os estudantes a deslumbrar as pessoas tendo por base uma frente de loja diferente. A solução encontrada foi a Connect Zone, que permite aos clientes terem acesso aos produtos de uma perspetiva física bem como digital, que origina uma nova forma de apresentar os produtos tornando a experiência de compra única e confortável.
O processo ocorre em seis fases distintas, que proporcionam ao consumidor uma experiência fora do comum, permitindo obter mais informação sobre o produto exposto e, através de um avatar, perceber como esse produto se adequa ao corpo da pessoa sem esta ter de o experimentar.
WAVE – ABB Marine
A ABB pretendia simplificar o sistema de controlo remoto dos seus navios, tanto a bordo, entre as várias salas, como em terra. O foco principal era a otimização da circulação de informação e uma comunicação eficiente.
Surge assim a WAVE, um sistema que combina a utilização de painéis de controlo personalizados com um dispositivo portátil, como um SmartWatch, que permite ter acesso a um elevado número de funcionalidades. Com este sistema, a tripulação consegue saber a localização de determinada pessoa, dentro de determinados locais, criando uma comunidade interligada.
EDGY and LOOPER – NOKIA
A NOKIA desafiou os estudantes a criar uma infraestrutura inteligente para implantar small cell radios dentro das cidades.
É assim que surge o LOOPER, que se adequa às cidades que necessitam de um grande número destes dispositivos. Trata-se de uma coluna inteligente que cria uma interação direta com os cidadãos. O EDGY visa tornar a vida das pessoas mais simples e é facilmente implementado em estruturas já existentes na cidade. Ambos os projetos funcionam em conjunto numa mesma cidade e suprimem as diferentes necessidades que esta apresente.
Ankle Sprain Analysis and Prevention ( ASAP )
A ASAP foi criada numa parceria entre a PDF, a Escola Superior de Saúde e o Intistituto Federal de Santa Catarina, no Brasil.
O objetivo era modernizar o sistema de avaliação de possíveis entorses no tornozelo em atletas profissionais. O processo consiste em posicionar o atleta numa caixa, na qual uma das tampas cai com um certo ângulo, de forma a simular a entorse. Durante o processo, é registada a electromiografia que vai apresentar os resultados do teste. É a diferença entre o tempo de reação do músculo e a abertura da tampa que vai ditar a possibilidade de o atleta sofrer este tipo de lesão.
O mecanismo já existente sofreu alterações a nível estético e também de forma a torná-lo automático para que o resultado final fosse o mais rigoroso possível.
Soundsright
Soundsright quebra a barreira de interação artista-fã e torna o fã um investidor. É uma plataforma online onde as pessoas e empresas podem adquirir e vender royalties de música.
Esta plataforma de crowdfunding baseia-se na equidade, permitindo aos fãs comprar participações e royalties dos artistas, fornecendo as ferramentas a ambas as partes para o sucesso no mundo da música.
Halfstitch
A Halfstitch é uma marca de calçado que apresenta um conceito novo no mercado. Pretende aliar produtos de alta qualidade com materiais menos trabalhados, como metais e material de contrução. Foca-se na criação de calçado com diferentes estruturas e texturas com o objetivo de criar um design sensorial.
FRAGA
A Fraga é uma marca de jóias focada, essencialemente, num alvo mais urbano, procurando criar acessórios alternativos e únicos.
Apesar das peças poderem ser reproduzidas em massa, cada uma delas tem um acabamento feito manualmente, o que torna cada uma delas única e irrepetível.
Growbox
A Growbox é uma aplicação móvel que permite a monotorização da sua micro-estufa à distância. Permite verificar parâmetros como o nível de água e humidade. Devido ao seu tamanho reduzido é facilmente colocada em qualquer cozinha.