Desporto
EUROPEU DE FUTEBOL UNIVERSITÁRIO: FRANÇA EM DOSE DUPLA NAS FINAIS
Estão definidos os jogos que vão decidir o novo campeão europeu de futebol universitário, nos dois torneios. Na competição feminina, a Universidade de Montpellier carimbou a passagem ao jogo decisivo com uma vitória por 4 – 3 frente à Universidade Federal da Sibéria. A adversária das francesas vai ser a Universidade de Valência, que bateu a Universidade de Toulouse III – Paul Sabatier por três bolas a duas.
Em masculinos, a Universidade de Kuban garantiu o lugar na final com uma vitória por 3 – o contra os noruegueses da Norwegian School of Economics.
No outro jogo das semifinais, a Universidade de Lille (U. Lille) venceu a semelhante de Bordéus. Num jogo que terminou sem golos durante o tempo regulamentar, a equipa de Lille foi superior na conversão das grandes penalidades (3 – 1).
No final do encontro, o técnico da equipa vencedora, Loïc Sallé, lembrou o passado entre as duas equipas francesas: “Já os vencemos [Universidade de Bordéus] na final do Campeonato Francês e somos duas equipas que se dão muito bem. Não gostamos de nos defrontar”. Apesar disso, o treinador realçou que foi um jogo “muito difícil”, com “poucas oportunidades” e em que ganhou a equipa “mentalmente mais forte”. O treinador da U. Lille afirmou que a final era o “primeiro objetivo” da equipa, mas lembra que o trabalho ainda não acabou: “Agora temos umas horas para celebrar. Depois disso, a equipa vai focar-se ao máximo na final”.
Do lado da Universidade de Bordéus, o desalento era visível. “Quando se chega a uma meia final só se pensa em vencer”. O desgaste foi um dos problemas apontados pelo treinador adjunto, Jonathan Royer: “Foi um jogo difícil, a equipa estava muito cansada por causa dos cinco jogos disputados”. Apesar da derrota, Royer mostrou-se feliz com a prestação no torneio. “Temos de levantar a cabeça, ainda há que lutar pelo terceiro lugar e é importante vencer”, acrescentou o técnico.
Nos restantes jogos do Campeonato Europeu de Futebol Universitário, destaque para os jogos das Universidades portuguesas. Na competição feminina, a Universidade do Porto venceu o Instituto Politécnico do Porto por 5-3. As vencedoras do torneio de 2015 vão assim jogar pelo quinto lugar na edição deste ano. Do lado masculino, a Universidade de Évora vai também tentar terminar na quinta posição. A equipa do Alentejo bateu os suíços da Universidade de Basileia por 2-1. Pela frente, os portugueses vão ter os vencedores dos Jogos Europeus de 2016, a Universidade de Bochum, que venceu a Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto por 4-1.
No grupo do nono ao 15º posto, a Universidade do Minho venceu a Universidade de Jyvaskyla por duas bolas a uma.
RESULTADOS DO SEXTO DIA DO EUROPEU:
Torneio masculino
Meias Finais
Universidade de Bordéus (FRA) 0 – 0 (1 – 3 pen) Universidade de Lille (FRA)
Universidade de Kuban (RUS) 3 – 0 Norwegian School of Economics (NOR)
Atribuição do 5º ao 8º
Universidade de Basileia (SUI) 1 – 2 Universidade de Évora (POR)
Universidade de Bochum (ALE) 4 – 1 Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto (POR)
Grupo E (Atribuição do 9.º a 15.º)
Universidade de Amesterdão (HOL) 0 – 0 Universidade de Almería (ESP)
Universidade do Chipre (CHI) 1 – 4 Universidade de Balıkesir (TUR)
Grupo F (Atribuição do 9.º a 15.º)
Universidade de Jyvaskyla (FIN) 1 – 2 Universidade do Minho (POR)
Torneio feminino
Meias Finais
Universidade de Montpellier (FRA) 4 – 3 Universidade da Sibéria (RUS)
Universidade de Valência (ESP) 3 – 2 Universidade de Toulouse III – Paul Sabatier (FRA)
Atribuição do 5º ao 8º
Universidade Técnica de Munique (ALE) 4 – 1 Norwegian School of Economics (NOR)
Instituto Politécnico do Porto (POR) 3 – 5 Universidade do Porto (POR)