Sociedade
EMBRULHA.: DIZ NÃO AO DESPERDÍCIO
A partir de agora, se se sentar à mesa de um dos 31 restaurantes aderentes à campanha, poderá pedir gratuitamente uma embalagem de origem sustentável para levar para casa aquilo que restou na travessa. A iniciativa da Câmara Municipal do Porto, a par com a empresa que fornece o serviço intermunicipalizado de gestão de resíduos no Grande Porto, pretende adotar uma política de redução do desperdício alimentar, bem como contribuir para o melhoramento da economia doméstica.
Em 2016, aquando do lançamento do projeto-piloto, que esteve no terreno uma semana, contabilizou-se uma redução de mais de 30 kg de desperdício. Com estes resultados a Lipor concluiu que disponibilizar “embalagens para as sobras alimentares e informar os clientes (dos restaurantes aderentes) desta opção revelou-se uma forma simples de reduzir o desperdício de alimentos”. Assim, no espaço de um ano, o projeto arrancou com novas ambições subindo para o dobro o número de adesão de estabelecimentos.
Para além da Lipor, também a a APHORT (Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo) e a gestora de resíduos Hidurbe são parceiros desta iniciativa, que se estende a oito municípios da cidade: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
A lista dos restaurantes que participarão neste relançamento poderá ser consultada aqui.