Connect with us

Educação

FALAR DE FILOSOFIA NÃO TEM DE SER COISA SÉRIA

Published

on

Falar de filosofia não tem de ser coisa séria. A prova disso foi a estreia nacional do “Stand Up Philosophy”. Esta sexta-feira, o ISEP recebeu a primeira sessão do projeto, com o mote “2500 anos depois….”. Segundo Pedro Pescador, estas sessões são “uma forma de comunicação através do humor de uma coisa que é académica”. “Temos um pouco enraizado nas nossas crenças que a parte académica tem de ser uma coisa demasiado séria, mas está mais do que comprovado que o humor é a melhor forma de transmitir uma mensagem”, acrescenta.

“Todos nós já temos uma base de filosofia por natureza”

Quando questionado sobre a necessidade de ter estudos em filosofia para se perceber as piadas, o autor da peça garante que “não é preciso ter nenhuma base de filosofia”. Isto porque “todos nós já temos uma base de filosofia por natureza. Faz parte até de um dos espetáculos – a Idade dos Porquês. A partir do momento em que nós começamos a questionar tudo e mais alguma coisa já estamos a fazer filosofia”, explica.

O conceito do projeto pode parecer estranho mas, para Pedro Pescador, a comédia e a filosofia “são feitas da mesma matéria”. A explicação é simples: ” O humor o que faz é desconcertar a nossa realidade ou pelo menos o caminho que nós achamos que as coisas tem de levar. Esse é o objetivo da filosofia, levar-nos a questionar coisas que até então nós nem tínhamos pensado nisso. E aquilo que nos faz rir é isso, o improvável, o imprevisível e outra forma de ver a realidade, então elas são completamente compatíveis”.

 “As grandes questões, antes de sermos grandes, sem grandes questões”

Depois da estreia, as próximas sessões estão já planeadas e vão decorrer na Biblioteca Municipal do Porto. A segunda edição decorre já na próxima sexta-feira, dia seis. Tem como título “As grandes questões, antes de sermos grandes, sem grandes questões” e vai dar origem a uma reflexão sobre o sentido da vida. Procura que, de acordo com o filósofo, começa, desde logo, na idade dos porquês.

Ainda no mês de abril, Pedro Pescador vai apresentar o projeto na FNAC: no dia 20, no Gaia Shopping (às 22 horas), no dia 25, em Santa Catarina (às 17 horas) e, finalmente, no dia 29, no Mar Shopping (às 17 horas). Depois, no próximo mês, há uma sessão marcada para o dia quatro. Em junho, a filosofia e a comédia juntam-de novamente no primeiro dia do mês.

Os bilhetes têm o custo de dez euros e estão à venda na ticketline ou à entrada das sessões. De sublinhar que a compra de um bilhete garante a entrada gratuita na sessão seguinte.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *