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Cultura

O NOVO CINEMA CHEGOU A ESPINHO E FICOU A SEMANA INTEIRA

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Mobile Homes, de Vladimir de Fontenay, foi o filme a abrir o Fest – New Directors New Films Festival. Foca na história de uma mãe que vive de motel em motel com o filho de oito anos e o namorado toxicodependente. Encontram uma alternativa de vida numa comunidade de casas pré-fabricadas. Esta longa-metragem resulta num drama social e explora as decisões de vida da mãe, com consequências para a vida do filho. A procura de estabilidade é a motivação das personagens. Esta é a estreia de Vladimir de Fontenay neste formato. A projeção do filme teve direito a contextualização e enquadramento na primeira pessoa.

Dois dias de Fest

Após a cerimónia de abertura, o segundo dia do Fest começou às 10h30 de terça-feira com as sessões competitivas do Festinha. O auditório do Casino Espinho encheu-se de crianças das escolas do conselho para assistirem às projeções. Energia e entusiasmo caracterizam estas sessões competitivas. Os júris destes projetos são crianças e adolescentes que, após a aprendizagem de como analisar um filme, terão de galardoar quatro produções diferentes.

O início da tarde no auditório do Casino de Espinho foi marcado pela sessão não competitiva Be Kind Rewind, focada em retrospectivas e sessões temáticas do cinema norte-coreano. A obra projetada é da autoria de Pak Chang e tem o título de Centre Forward.

A primeira sessão de Curtas de Ficção teve início às 16h30 no Centro Multimeios. Insere-se na Competição Lince de Prata, composta por curtas-metragens e que tenciona lançar cineastas até aos 30 anos de idade. A sessão contou com a presença de dois dos realizadores, possibilitando um Q&A e uma conversa próxima com o público.

Durante a tarde tanto no Casino de Espinho como no Centro Multimeios tiveram lugar as projeções do NEXXT. Uma competição inteiramente constituída por projetos académicos.

Winter Brothers na competição Lince de Ouro: Ficção

Esta competição foca-se em primeiras e segundas longas-metragens de novos realizadores. O filme projetado na primeira sessão Lince de Ouro: Ficção é da autoria de Hlynur Palmason. Winter Brothers acompanha a vida de dois irmãos: Emil e Johan. Numa narrativa densa e complexa são exploradas as emoções e as vivências destes dois irmãos, que trabalham numa comunidade de minas de calcário. O irmão mais novo, Emil, é uma personagem solitária e dedica o tempo livre a aprender a utilizar uma espingarda. Este drama dinamarquês é a primeira longa-metragem de Hylnur Palmason.

Depois dos auditórios, as projeções continuam na praia

Com o mar de Espinho em plano de fundo, Blue Road, que acompanha a vida de três surfistas, estreou as sessões de Beach Cinema. As sessões decorreram todos os dias às 21h30 na Praia da Baía, de entrada livre.

 

Foto cedida pelo Fest

Foto: Cecília Melo

The Celebration – Impreza a competir para o Lince de Ouro: Documentário

O primeiro filme projetado na competição Lince de Ouro: Documentário é da autoria de Alexandra Wesolowski. The Celebration – Impreza foca nas ideologias e perspetivas de uma família Polaca. Uma prima alemã vem visitar a família para o 50º aniversário de casamento dos avós. Tenta compreender qual é a posição dos diferentes membros da família em relação a diferentes problemáticas, desde a neutralidade dos media à legalização da mudança de género. À mesa com os primos ou no sofá com os avós percebe que as suas posições radicais e preconceituosas.

Training Ground

No âmbito do Training Ground, a vertente de formação do Fest, decorreram duas atividades: o Speed Meeting, onde os participantes, convidados e membros do staff se puderam conhecer, e o primeiro dos 30 masterclasses, com Pete Travis como orador. O tema da masterclass foi direção de atores e teve uma vertente teórica e uma prática.

Foto: Marcelo Baptista

Foto: Marcelo Baptista – Jubilee Street

Ao terceiro dia o Fest continuou a animar a cidade

Passados dois dias o ritmo do Fest – New Directors | New Films Festival não abrandou. Contou com quatro masterclasses e um workshop e teve dez sessões de projeções divididas entre o Centro Multimeios e o Casino de Espinho.

O terceiro dia de Fest começou com uma Masterclass de Mark Appleby, cujos principais trabalhos de pós-produção do som passam por V for Vendetta, The Iron Lady ou Baby Driver. Na Masterclass foi explorado o processo de ADR (Automatic Dialog Replacement), as suas componentes técnicas, quais as razões mais comuns para recorrer ao ADR, como funciona o processo ADR quando se trata de cinema de animação e exploração de exemplos reais. A sessão terminou com um Q&A para que os novos realizadores pudessem colmatar todas as dúvidas.

Meia hora depois teve início o workshop orientado por Scandar Copti que abordou as técnicas de performance que a formadora usa para orientar não-atores e para os libertar do medo da câmara.

O início da tarde foi marcado pela masterclass de Angela Allen, que possibilitou à audiência ouvir as histórias e os conselhos de uma profissional com mais de 70 anos de experiência. O mote da sessão foi a importância da função de supervisionar o guião.

Foto: Marcelo Baptista - Jubilee Street

Foto: Marcelo Baptista – Jubilee Street

A primeira sessão de Curtas Documentário teve lugar no Centro Mulimeios. Os projetos abordaram vários temas desde crenças, realidades sociais, tecnologia a concursos de cães.

Durante a tarde, os participantes tiveram direito a mais duas masterclasses: uma com Christopher Hampton como orador e outra orientada por Stephan Elliott. A primeira, orientada pelo argumentista britânico e vencedor do Óscar para Melhor Argumento Adaptado em 1988 começou às 15h30 e teve como tema “The Challenges of Adapting From Literature to the Big Screen”. Nesta sessão Christopher Hampton partilhou a sua experiência em relação à escrita de argumento e as suas perspetivas quanto aos desafios da adaptação da literatura para o cinema. A segunda masterclass, orientada por Stephan Elliot, teve como mote “Getting A Foot In The Door And Booming Film Industry”. O grande objetivo foi dar a conhecer aos jovens realizadores como criar oportunidades na indústria cinematográfica. Os participantes tiveram oportunidade de aprender a divulgar e a falar sobre o próprio filme de forma orginal.

Blue My Mind na Competição Lince de Ouro Ficcção

Às 21h foi projetado o filme Blue My Mind, de Lisa Brühlmann. Este filme conta a história de Mia, uma menina de 15 que muda de cidade porque o pai encontrou um novo emprego. Numa tentativa de se enquadrar na nova escola começa a relacionar-se com o grupo mais rebelde, vivendo experiências extremas e afastando-se cada vez mais dos pais. Tudo está a mudar na sua vida: casa, escola e cidade. O corpo também começa a sentir transformações, que tenta impedir que se desenvolvam. Começa a ter comportamentos que não consegue controlar e isola-se dos pais para que não descubram o que lhe está a acontecer. Acaba por aceitar as transformações na sua vida e no seu corpo, mudanças essas que não consegue controlar.

Sessão de Beach Cinema

Desta vez, a sessão de Beach Cinema contou com a projeção de cinco filmes, todos relacionados com o mar.

Lemonade na competição Lince de Ouro Ficção

Lemonade, de Ioana Uricaru, foi projetado às 23h no Casino de Espinho. Conta a história de Mara, uma jovem imigrante romena nos EUA. Tem um filho de nove anos, Dragos, e é casada com Daniel, um americano que conheceu há alguns meses. O filme explora os problemas da família, desde um encontro não planeado com um oficial de imigração dos EUA à tentativa de fazer um empréstimo com o marido.

Filmmakers’ Corner

Paralelamente a todas as sessões, há a possibilidade de assistir a filmes no Filmmakers’ Corner. Todos os participantes do Training Ground podem reservar o espaço e projetar os seus filmes. A divulgação da sessão fica a cargo dos realizadores, desde a distribuição de panfletos ao passa-palavra. “Come to see my movie at 20h00 at the Filmmakers’ Corner. We have free wine”, ouve-se na fila para as masterclasses.

Foto de Marcelo Baptista - Jubilee Street

Foto de Marcelo Baptista – Jubilee Street

Quatro dias de Fest

O quarto dia do FestT começou com uma masterclass de Jessie Auritt, que explorou o tema “Directing and Financing Documentary”. A realizadora de documentários deu a conhecer o seu processo de realização, incluindo a produção, pós-produção, orçamento e a divulgação e distribuição. Os participantes foram convidados a fazer questões para aprofundarem os seus conhecimentos.

As sessões do Festinha continuam a animar a manhã das crianças e adolescentes de Espinho.

A manhã do quarto dia de Fest recebeu a segunda sessão Lost in Metaverse, de cinema imersivo. Após o filme Space Opera, projetado na quarta-feira, foi a vez de Seleção Natural. O filme de animação explora a teoria de Charles Darwin e conta com a narração do cientista.

Cinema imersivo - Foto: Fest - New Directors New Films Festival

Cinema imersivo – Foto: Thaylane Cristina

A primeira sessão de Curtas Experimental teve lugar no Centro Multimeios. Contou com a presença da realizadora de Home Exercicies, Sarah Friedland, dando origem a um Q&A. Um dos elementos da equipa do filme de Inês Oliveira – Balancé esteve presente para explicar a ideia e o conceito por detrás do projeto.

Training Ground

O dia foi preenchido com mais três masterclasses – David Seidler, Stephen Warbeck e Larry Smith – e um workshop orientado por Gareth Wiley.

A masterclass de Larry Smith sobre Cinematografia teve lugar às 18h. Consistiu numa conversa aberta, percorrendo vários tópicos de discussão, desde filme vs digital, aspect ratio, a importância das luzes, movimentos de câmara, a relação do diretor de fotografia com os produtores e manipulação de imagem.  O diretor de fotografia, conhecido pelos seus trabalhos com Stanely Kubrick ou Tom Hooper, orientou os jovens realizadores e esclareceu todas as suas dúvidas, dando a conhecer os seus truques e segredos para conseguir determinada imagem.

Foto: Sofia Cruz

Foto: Sofia Cruz

Killing Jesus na competição Lince de Ouro Ficção

As 21h marcaram o início da projeção de Killing Jesus, de Laura Mora. Lia testemunha o assassinato do pai, um professor universitário. O filme passa-se em Medellín e consiste numa investigação do assassinato do pai levada a cabo por Lia e a família. Começam, assim, a emergir sentimentos de vingança na busca pela verdade.

Beach Cinema 3

A chuva não impediu as noites de Beach Cinema e as Fest Nights. Todos se reuniram no Green Coast para conviver e ver filmes sobre o mar e surf.

Blockage a competir pelo Lince de Ouro Ficção

Blockage, um drama social da autoria de Mohsen Gharaei foi apresentado às 23h no Casino de Espinho. Foca no dia-a-dia de um funcionário municipal no Irão que usa da sua posição para conseguir dinheiro. O seu grande objetivo é comprar um camião a partir da herança do sogro para ganhar muito mais dinheiro a fazer reciclagem do que no cargo que ocupa atualmente. A mulher ameaça abortar se ele não comprar uma casa em vez do camião.

Ao quinto dia começou o Pitching Forum e o Fest recebeu Asghar Farhadi

Sexta-feira marcou o início do Pitching Forum, a decorrer até dia 23 de junho. Esta é a vertente do festival dedicada ao financiamento e co-produção de projetos cinematográficos. A estrutura é simples: cada participante tem 5 minutos para apresentar o projecto a um painel de 11 júris conceituados. No final de cada apresentação, há ainda espaço para uma discussão de 10 minutos entre o participante e o júri. Para além disso, no fim de cada sessão de Pitching Forum, os jovens cineastas têm uma reunião individual com todo o painel de júris em busca de feedback e aconselhamento.

Os projectos são divididos em três categorias: curtas-metragens, longas-metragens e documentários. Cada sessão é dedicada a uma categoria, com especialistas da área a avaliar os trabalhos. Em cada sessão são atribuídos três prémios imediatos, o primeiro consiste em três meses de tutoria de um especialista no desenvolvimento do projeto, o segundo é uma entrada gratuita para um workshop do Fest Film Lab e o prémiro de pós-produção, que consiste na oferta de serviços de pós-produção por parte dos parceiros do festival. Além dos prémios oficiais, há a possibilidade de cada membro do painel selecionar projectos com quem gostaria de colaborar, quer para o seu desenvolvimento, produção ou distribuição.

Das 10h até às 18h, na Biblioteca José Marmelo e Silva reuniu-se o painel de júris a avaliar os projetos, os jovens cineastas a apresentar as suas ideias e um conjunto de participantes do Fest a apoiar os colegas da área. A manhã do Pitching Forum foi dedicada a documentário e tarde a curtas-metragens. Sábado é inteiramente dedicado às longas-metragens.

Pitching Forum - Foto: Fest - New Directors New Films Festival

Foto: Facebook Oficial Fest – New Directors New Films Festival

Training Ground

O dia dos participantes do Trainig Ground começou com a masterclass dos profissionais da Halo. Deram a conhecer aos novos realizadores todos os detalhes técnicos da pós-produção, focando no som e na imagem. Desde o documentário à animação analisaram exemplos reais para a exploração de todos os pormenores da cor e do som. A sessão terminou com um Q&A para que todos pudessem esclarecer todas as questões relacionadas com os seus projetos e ambições.

Meia hora depois do início da masterclass, a sala 02 do Centro Multimeios recebeu o workshop de Nancy Bishop subordinado ao tema “Casting for Director and Producers”. 

A tarde foi marcada por três masterclasses: Polly Duval falou sobre a pós-produção e a sua relação com os outros setores, Valério Bonelli, conceituado editor, conversou com os participantes do Training Ground sobre as diferenças no processo de edição do documentário vs ficção.

Por último e a fechar o dia do Training Groun, Asghar Farhadi orientou uma masterclass, seguida de uma projeção especial – a estreia nacional do filme Todos lo Saben, obra que abriu a 71.ª edição do Festival de Cannes.

Numa conversa aberta para uma sala cheia, Farhadi deu a conhecer o seu processo de escrita, o background no teatro e no que se inspira para construir narrativas. Os participantes tiveram oportunidade de questionar e interagir com o vencedor de dois Óscares de Melhor Filme Estrangeiro. Terminou a masterclass com um conselho para os novos realizadores: trabalhar por amor ao cinema e não pela busca de dinheiro ou prémios.

Foto: Marcelo Baptista - Jubilee Street

Foto: Marcelo Baptista – Jubilee Street

Projeções

A primeira sessão de Curtas de Animação decorreu no Centro Multimeios às 14h00. Foram apresentadas 10 curtas-metragens. No Casino de Espinho também estreou uma sessão: Festinha SUB16, direcionado para adolescentes, com a projeção de Super Girl de Jessie Auritt.

O resto da tarde foi marcado pelas sessões do NEXXT.

I’m Not A Witch na competição Lince de Ouro Ficção

I’m Not A Witch, de Rungano Nyoni, foi apresentado no Auditório do Centro Multimeios. Shula, uma menina de oito anos, é acusada de bruxaria após um incidente na sua aldeia. É exilada num campo de bruxas no deserto. No acampamento participa numa cerimónia de iniciação, onde lhe são dadas a conhecer as regras da sua nova vida de bruxa.

Lince de Ouro Documentário: Lupo

O único filme português nesta secção das competitivas foi apresentado às 23h no Casino de Espinho. Lupo é da autoria de Pedro Lino e é um documentário sobre a vida de Rino Lupo, um ícone da História do cinema mudo em Portugal. Desapareceu misteriosamente no anos 30 e o grande objetivo desde filme é percorrer toda a vida de Lupo e descobrir como terminou a sua vida. O filme passa por Lisboa, Porto, Roma, Berlim e Paris para recuperar as memórias da primeiras décadas da sétima arte e perceber a história deste realizador ambicioso e irrequieto.

No sábado o destaque foi para o cinema nacional e para Roman Coppola

Após as sessões do Festinha e da última projeção de cinema imersivo, com Dynamic Earth, foi a vez do cinema português invadir o Fest.

A Filmmakers’ Corner foi ocupada pelas curtas-metragens produzidas pelos alunos da Escola Secundária Manuel Gomes de Almeida (Espinho). Ás 14h00 e às 19h00, a sala do Planetário recebeu as duas sessões Grande Prémio Nacional, dedicadas à produção portuguesa. A primeira sessão contou com a presença do realizador de The Voyager , João Gonzalez, possibilitando um Q&A e respetiva contextualização e enquadramento do filme. O realizador deu a conhecer a inspiração e objetivos do filme. O mesmo aconteceu com o realizador de Fugiu. Deitou-se. Cai, Bruno Carnide, que explicou ao público que esta curta-metragem se insere numa trilogia e as razões por detrás da composição da imagem. Flávio Ferreia, realizador da obra Fidalga, também marcou presença nesta sessão, dando a conhecer o processo de gravação do filme e a importância da aldeia onde gravaram.

Foto: Sofia Cruz

Foto: Sofia Cruz

Nesta sala decorreu a projeção da segunda sessão de Curtas Documentário.

Training Ground

No Sábado os jovens realizadores tiveram acesso a quatro masterclasses e um workshop.

O Diretor de Fotografia João Ribeiro orientou o masterclass subordinado ao tema “Cinematography – building the atmosphere of the movie through images”, com a análise do filme Drvo, de André Gil Mata. A começar a tarde Gabriella Cristiani, editora vencedora de um óscar, orientou uma masterclass e falou sobre “The Editing Theory” de Sergei Eisenstein. Joëlle Levie, da empresa OLFFI, abordou o tema financiamento público de filmes, dando oportunidade à audiência para esclarecer as suas dúvidas.

O auditório do Centro Multimeios encheu para a terceira masterclass do dia, com Roman Coppola, produtor, argumentista e diretor com uma larga experiência no mundo do cinema. A masterclass começou com um vídeo introdutório em que Coppola apresentou os seus diversos projetos. Depois disso, deu a conhecer o seu percurso pessoal, aconselhou os jovens realizadores em relação a questões práticas do guião e escolha das histórias. Passou por inúmeros temas, desde o processo de escrita, à relação com os atores, o papel do produtor, como entrar no mercado do cinema e a sua experiência de trabalho com Wes Anderson e Sofia Coppola. Após o visionamento de um exemplo prático e respetiva análise, a masterclass terminou com um Q&A, onde os jovens cineastas puderam pedir conselhos de escrita, discutir ideias e tirar dúvidas.

Foto: Quesia

Foto: Quesia

O workshop do dia foi orientado por William Brown e teve como tema “No To Low Budget Filmmaking”. O grande objetivo foi incentivar os novos realizadores a fazer obras fora do comum, originais e pessoais.

Competição Lince de Ouro Ficção: Photon

Photon foi apresentado às 21h no Auditório do Centro Multimeios. Esta obra de Norman Leto discute a criação do universo e a possível perspetiva do seu futuro. Resulta numa combinação de experiencialismo, efeitos visuais e cruzamento de técnicas de ficção e documentário.

Sand and Blood em competição para o Lince de Ouro: Documentário

O documentário Sand and Blood, de Matthias Krepp e Angelika Spangel foi apresentado no Casino de Espinho. A obra foca na história do Iraque e da Síria na perspetiva de moradores que fugiram das suas casas e procuraram abrigo na Áustria. Resulta numa composição de conversas com refugiados, vídeos amadores e imagens de várias redes sociais.

Último dia do Fest

Flavours of the World ocupou o último dia do Fest. Esta secção não competitiva consiste num conjunto de retrospetivas provenientes de países diferentes. Os destaques deste ano foram para a Áustria, para o Japão e para a Suécia.

O dia foi ainda marcado pelas últimas projeções do NEXXT, que contou com catorze sessões e pela última sessão de Beach Cinema com quatro filmes a apresentar, entre eles dois portugueses.

A cerimónia de encerramento, marcada para as 19h00, contou com a projeção do filme Club Europa. Na cerimónia foram dados a conhecer os vencedores da 14ª edição do Fest.

Lemonade venceu o Lince de Ouro para Melhor Longa Metragem de Ficção e Sand and Blood foi galardoado com o Lince de Ouro para Melhor Longa-Metragem de Documentário. Na categoria Lince de Prata, Excuse Me, I’m Looking for the Ping Pong Room and my Girlfriend foi o vencedor da Melhor Curta-Metragem de Ficção, Dust da Melhor Curta-Metragem de Documentário, o vencedor da Melhor Curta-Metragem Experimental foi Home Exercises e Oh Mother! venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação. Na categoria Grande Prémio Nacional, Água Mole venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem Portuguesa. Quanto ao Prémio do Público Cineuropa, Lupo venceu o prémio de Melhor Longa-Metragem e Snake foi o vencedor da Melhor Curta-Metragem. Parallaxe foi a curta-metragem vencedora do NEXXT. Quanto à competição do Festinha, Achoo foi o vencedor do Prémio Sub6, Fruits of Clouds do Prémio Sub12 e Mele Murals do Prémio Sub16.

O último dia do Festival teve ainda uma Sessão Especial: a apresentação do filme Dementia 13 de Francis Ford Coppola às 22h no Centro Multimeios.

Training Ground

No Domingo teve lugar a masterclass orientada por Francesca Jaynes e Dale Mercer, um debate sobre produção, uma masterclass de Luís Galvão Teles e um workshop de Francesca Jaynes e Dale Mercer. A primeira masterclass foi subordinada ao tema “Choreography and Movement Direction”, onde foram discutidas as várias componentes das suas profissões. Luís Galvão veio dar a conhecer a sua perspetiva sobre direção e produção em Portugal.

Foto: Fest: New Directors New Films Festival

Foto: Facebook oficial Fest: New Directors New Films Festival

O dia de hoje é inteiramente dedicado a projeções dos filmes vencedores do Fest- New Directors New Films Festival no Centro Multimeios. Destaque para a Sessão Especial, com a projeção de DotCom de Luís Galvão às 11h00. Há ainda quatro sessões: Vencedores Curtas às 14h30, Vencedor do Lince de Ouro: Documentário às 17h, Vencedor do Lince de Ouro: Ficção às 19h30 e Vencedor do Prémio do Público Cineuropa às 21h30.

 

 

 

 

 

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