Cultura
A LITERATURA INVADE O PALÁCIO DE CRISTAL
A Feira do Livro do Porto começou esta sexta-feira no Palácio de Cristal. O Maio de 68 é o tema de destaque da edição, bem como José Mário Branco, autor homenageado em 2018. Além das dezenas de expositores, proporcionará também aos visitantes várias atividades gratuitas, desde apresentações literárias, workshops, sessões de cinema, talks, performances e oficinas infantis.
Entre os autores que tomam presença nesta edição da Feira do Livro contam-se Mário de Carvalho, Mia Couto, Afonso Cruz e ainda Kalaf Epalanga e Telma Tvon. A francesa de origem marroquina Leila Slimani e Bernardo Carvalho (Brasil) são outros autores em destaque, sendo este último o escritor em residência desta edição de 2018.
Para os mais interessados em expandir a sua cultura literária, este ano decorrerá, inserida na programação da Feira, um curso de literatura cujas sessões, por ordem, se centrarão em Dante, Cervantes, Pessoa, Flaubert, os Russos, Machado de Assis, Shakespeare, poesia americana, Goethe e os Gregos.
As sessões de cinema, celebrativas dos 50 anos da revolta estudantil do Maio de 68, focam-se nos temas da liberdade, revolta e inquietação. A programação, da responsabilidade de António Costa e Guilherme Blanc (Medeia Filmes e CM Porto), inclui películas de Jean-Luc Godard, Richard Brooks, Barbara Loden, Léos Carax, e Pedro Almodovar.
De destacar ainda os concertos Porta Jazz no Lago dos Cavalinhos aos sábados e domingos e os voos cativos em balão de ar quente às sextas e sábados (atividade gratuita, mas condicionada à ordem de chegada e condições atmosféricas).
Os mais novos ocupam ainda um espaço relevante neste evento da leitura, podendo participar em oficinas de escrita e ilustração, leituras encenadas e jogos no Terreiro.
Consulte a programação completa aqui.