Sociedade
ATRASOS NA EMISSÃO DO CARTÃO DE CIDADÃO AUMENTAM QUEIXAS
Dirigidas ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN), as reclamações registadas na maior rede social de consumidores em Portugal (Portal da Queixa) sofreram um aumento de 133% nos últimos doze meses e vêm no seguimento dos atrasos na emissão do Cartão de Cidadão.
Nos períodos analisados pela equipa do Portal da Queixa, este é o motivo que tem gerado maior insatisfação por parte dos consumidores, juntamente com o mau atendimento, caracterizado pelo elevado tempo de espera e/ou pela ausência de resposta aos pedidos de informação.
Entre maio de 2017 e maio de 2018, o IRN foi alvo de 219 reclamações. Até 12 de maio de 2019, constatou-se uma subida de 38% no número de reclamações apresentadas, o que equivale a 301 queixas. 144 dessas reclamações foram apresentadas apenas este ano.
Os casos apresentados espelham o descontentamento e a indignação, denunciando o mau funcionamento do serviço, seja através das plataformas ou nos balcões dos diversos IRN. Com um índice de satisfação de 6.3 em 100, o Instituto dos Registos e Notariado ocupa agora o último lugar no ranking dos Institutos Públicos.