Desporto
COVID-19: FADU adia todos os eventos agendados por tempo indeterminado
Apesar do que havia sido noticiado na semana passada, que apontava apenas a suspensão das provas do calendário desportivo nacional agendadas para o resto do mês de março, a Direção da Federação Académica do Desporto Universitário decidiu, de acordo com as novas medidas preventivas sobre o COVID-19 transmitidas pela Direção-Geral de Saúde, adiar todas as competições e eventos calendarizados, por tempo indeterminado.
Como consequência desta decisão, está confirmado o adiamento das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais, marcadas para o período compreendido entre 20 de abril e 1 de maio, e respetivos apuramentos, assim como dos Campeonatos Nacionais Universitários, agendados para o resto da época. A Assembleia Geral da FADU prevista para dia 23 de março, na Covilhã, também foi adiada, tal como o evento de atribuição de Bolsas de Educação – Jogos Santa Casa, e os eventos comemorativos do 30º aniversário da FADU.
Em comunicado, a FADU expressa o seu pesar por toda esta situação e espera que seja reestabelecida a normalidade o mais rápido possível, deixando claro que se manterá em contacto com as comissões e entidades organizadoras, para que, assim que se retome a atividade, sejam colocadas em prática as mudanças necessárias no calendário face à situação.
A FADU mantém-se ainda em contacto com a Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) e a Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA), que se encontram a par da situação vivida em Portugal, bem como no resto da Europa, e que são responsáveis pela organização dos Europeus Universitários e dos Campeonatos Mundiais Universitários, eventos que devem contar com a participação de atletas portugueses.
Até ao momento, foram registados em Portugal 448 casos positivos de infeção por COVID-19 e 1 vítima mortal, com vários eventos públicos a serem cancelados para fazer frente à pandemia.