Sociedade
Mensagens e desenhos para provar que “à distância também se ama”
O contexto é diferente, mas a acção social continua. Um exemplo disso é a associação solidária UDREAM, que se adapta a esta realidade com um projecto de entrega de mensagens e desenhos. Nas palavras do presidente da organização, Diogo Mendes, a acção “coloca a possibilidade de qualquer pessoa em qualquer parte do país passar a mensagem de reflexão de que é possível fazer mais”.
Num projeto em que as palavras de ordem são gratidão, força e amor, qualquer pessoa pode contribuir com uma mensagem ou desenho, a submeter na página da UDREAM.
Depois disso, será impresso no formato de uma “memória”. Os principais destinatários são profissionais de saúde e idosos, afirma Diogo Mendes, que garante que as fases de impressão e entrega são da responsabilidade dos membros da UDREAM. O presidente da associação explica que os conteúdos são remetidos para os parceiros da organização, como o Hospital de São João e lares no Porto e em Aveiro, diz Diogo Mendes.
https://www.instagram.com/p/B-j0Ss8FByN/
Já na plataforma online são remetidos vários tipos de conteúdos, mas a mensagem mais comum será o “reconhecer do esforço dos profissionais de saúde”, diz Diogo Mendes. A organização assegura que o processo cumpre os requisitos de segurança exigidos nas etapas físicas do projecto. Quanto ao efeito da pandemia nas rotinas da UDREAM, Diogo Mendes lamenta que “a missão ficou transformada na comunicação digital”. Mas sublinha que também é “um momento de reflexão que pode constituir uma oportunidade”.