Connect with us

Educação

Universidade do Porto premeia estudantes envolvidos em projetos de cidadania

Published

on

O Prémio Cidadania Ativa – Edição 2021 vai distinguir os estudantes “que se diferenciem positivamente no campo da cidadania”, em projetos e ações levadas a cabo durante o ano letivo de 2019/2020, tal como refere a página de apresentação da premiação.

A iniciativa da Universidade do Porto (UP) divide-se em cinco categorias: Humanitária ou Solidária; Empreendedorismo; Pedagógica; Desporto, Saúde e Bem-estar; e Defesa do Ambiente. Nas primeiras quatro vertentes, as atividades nas quais os estudantes participam têm de ser projetos internos da UP ou intervenções que estejam associadas à Universidade. A categoria de Defesa do Ambiente goza de uma maior flexibilidade, sendo elegíveis estudantes com projetos exteriores ao respetivo estabelecimento de ensino.

Os cinco estudantes premiados recebem um diploma comprovativo da atribuição do prémio, a menção do mesmo no suplemento ao diploma académico e um prémio monetário no valor de mil euros. A entrega dos prémios ocorrerá dia 22 de março – Dia da Universidade – numa sessão solene ou, caso o estado da pandemia da COVID-19 não o permita, noutra ocasião a definir.

Processo de candidatura

As candidaturas têm de ser apresentadas “por outro membro da comunidade académica (estudantes, alumni, docentes, investigadores ou funcionários não docentes) que não o próprio nomeado”, sendo que em cada candidatura o candidato só pode ser proposto numa única categoria.

De acordo com o regulamento do prémio, são elegíveis os estudantes de todos os ciclos de estudos da UP ou antigos estudantes que tenham frequentado a Universidade no ano letivo imediatamente anterior ao da premiação, desde que não tenham sido alvo de sanções disciplinares.

O prazo da submissão da candidatura termina dia 19 de fevereiro de 2021, sendo necessário enviar o Formulário de Candidatura para o email: cidadaniativa@reit.up.pt, onde deverá constar a identificação do candidato, da categoria a que concorre e uma justificação detalhada e fundamentada da proposta em concurso.

Posteriormente, as candidaturas serão analisadas por um Júri nomeado pelo reitor da Universidade do Porto, com base na “relevância, importância e sustentabilidade do projeto e/ou ações desenvolvidas por cada um dos estudantes nomeados”.

Artigo escrito por João Múrias

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *