Connect with us

Desporto

Basquetebol: FC Porto sai derrotado no clássico frente ao SL Benfica

Published

on

A equipa de basquetebol do Futebol Clube do Porto (FC Porto) recebeu, este domingo, a equipa do Sport Lisboa e Benfica (SL Benfica) em jogo alusivo à 19ª jornada do campeonato. Num registo 100% vitorioso frente à “equipa da Luz”, os “azuis e brancos”, embora com um jogo em atraso, partiram para o encontro no segundo lugar da tabela com mais três pontos que o seu rival, que ocupava o terceiro lugar. Os “dragões” queriam a vitória para se distanciarem das “águias” e para igualarem o atual  primeiro classificado, Sporting Clube de Portugal (Sporting  CP). O SL Benfica também procurava os três pontos para se aproximar do primeiro lugar.

Vantagem pela margem mínima 

Após o minuto de silêncio em homenagem a Alfredo Quintana, o jogo rapidamente começou a aquecer num duelo que se previa bastante equilibrado e de grande qualidade de ambas as partes. No entanto, foi a equipa da casa que entrou ligeiramente mais forte e, no fim do primeiro quarto, já somava uma vantagem de três pontos no placar. Os “dragões” regressaram para o segundo período com “fome de vencer” e vontade de demonstrarem o porquê de terem sido derrotados apenas uma vez no campeonato. 

Os “azuis e brancos” superiorizaram-se na partida e chegaram a liderar por 11 pontos.  Embora o domínio fosse da equipa da casa, com o aproximar do período de descanso, a equipa do SL Benfica aumentou o ritmo, conseguiu anular o fosso de 11 pontos e terminou a primeira parte a perder pela margem mínima. 38-37 era o resultado ao intervalo.

Esforço insuficiente dos “dragões” deu vitória às “águias”

No início do terceiro período, a equipa encarnada aproveitou o ascendente com que terminara o segundo período, virou o jogo e fez com que estes dez minutos fossem decisivos para o resto do encontro. Estatisticamente, os “encarnados” concretizaram 11 em 16 lançamentos, foram 100% eficazes nos lances livres com cinco concretizados, ao contrário do FC Porto que falhou todas as suas tentativas. O SL  Benfica terminou o terceiro período com um parcial de 29-17 e a vencer a partida por 66-55. 

Os “dragões”, apesar de estarem em desvantagem, entraram para os últimos dez minutos da partida determinados e focados em não deixarem os três pontos fugir de casa. Deste modo, o FC Porto conseguiu recuperar os 11 pontos de desvantagem e deixar o jogo a um ponto de diferença a três minutos do fim do encontro. Contudo, o triplo de Rafael Lisboa, jogador dos “encarnados”, mostrou-se decisivo. Após o lançamento do base do SL Benfica, as “águias” voltaram a distanciar-se no marcador e conseguiram controlar a vantagem até ao final. 79-87 foi o resultado final.

Os destaques da partida foram Rafael Lisboa, base benfiquista, que preencheu a tabela de estatística individual com 17 pontos e 8 e Quincy Miller, extremo da “águias”, que brilhou com 24 pontos e 10 ressaltos. 

No final do encontro, Moncho López, treinador dos “dragões”, destacou os erros defensivos da sua equipa que permitiram ao SL Benfica concretizar 50 pontos na segunda parte. O técnico afirmou que os seus jogadores deveriam ter sido mais intensos e agressivos frente a “uma equipa com este potencial”. Por fim, salientou a semana difícil vivida no universo portista, mas que a mesma não pode servir de desculpa para o resultado do jogo. 

Depois deste encontro, as duas equipas mantêm as mesmas posições, embora o SL Benfica tenha igualado o número de pontos do FC Porto. Na próxima jornada, os “dragões” voltam a entrar em ação, na sexta-feira, frente ao Esgueira, décimo classificado. No mesmo dia, os “encarnados” regressam a casa para defrontar o Lusitânia, sexto na tabela classificativa.

Artigo da autoria de José Martins