Connect with us

Desporto

Futsal: Portugal fecha apuramento para o Euro com nova vitória frente à Noruega

Published

on

Depois da vitória portuguesa no último encontro, que permitiu à seleção portuguesa carimbar a passagem direta para o Europeu de Futsal de 2022, Portugal e Noruega voltaram a defrontar-se num frente a frente que confirmou, de novo, a superioridade portuguesa e deu por terminada a fase de qualificação.

Formação imparável

Foi da cabeça de João Matos que nasceu o primeiro golo de Portugal na partida, numa jogada brilhante, aos três minutos de jogo. O fixo português aproveitou o passe de pé direito de Tiago Brito e cabeceou com sucesso para dar o 1-0 a Portugal.

Apesar da superioridade técnica e física da equipa de Jorge Braz, selecionador português, Portugal mostrou algumas dificuldades de finalização devido ao jogo defensivo implementado pela Noruega. No entanto, os portugueses não deixaram de criar perigo na área norueguesa. As jogadas dinâmicas da seleção das “quinas”, e os sucessivos contra-ataques colocaram os noruegueses sob grande pressão e, aos dez minutos, o marcador voltou-se a alterar.

Na sequência de uma falta sobre Zicky Té, pivô português, Tiago Brito assumiu o livre, assistiu Fábio Cecílio que, com um remate forte e colocado, estabeleceu o 2-0 para Portugal. A Noruega ainda tentou responder, mas Vítor Hugo, guarda-redes português, estava atento e negou o golo a Adrian Skinlo, numa jogada de perigo que colocou Portugal em alerta. 

O segundo golo de Fábio Cecílio surgiu a cinco minutos do fim da primeira parte. O jogador do SL Benfica apareceu na área e marcou de calcanhar, na sequência de um passe de Bruno Coelho. Os noruegueses ainda tentaram encurtar a distância no marcador, mas acabaram por ir para intervalo com uma desvantagem de 3-0.

Jovens em destaque 

O primeiro sinal de perigo foi dado por Oskar Andreassen, da Noruega, com um remate à baliza portuguesa. Bebé, guarda-redes português destacado para a segunda metade do encontro, estava atento e negou o golo à equipa treinada por Sílvio Crisari.

No entanto, foi a juventude portuguesa que se destacou: Silvestre Ferreira e Tomás Paço, como estreantes, e Zicky Té, de 19 anos. O jogador do Sporting CP demonstrou qualidade e dinâmica e criou diversas oportunidades de perigo na área norueguesa. O quarto e último golo da partida surgiu de uma grande jogada de Silvestre Ferreira, que se estreou a marcar pela seleção portuguesa, aos três minutos do segundo tempo.

Com uma vantagem confortável, Portugal continuou a impor a sua superioridade frente à seleção nórdica e não permitiu que o adversário se aproximasse no marcador. Apesar das tentativas vãs dos noruegueses, o jogo chegou ao fim com uma vitória portuguesa.

Em declarações após o final do encontro, Jorge Braz manifestou o seu contentamento pelo objetivo alcançado na prova e reforçou que “é esta forma de ser e de estar que temos sempre de almejar”. Já Fábio Cecílio parabenizou a equipa pela conquista, afirmou que fizeram um bom jogo e mostrou-se feliz com o resultado conseguido. “Sabíamos que tínhamos de manter a seriedade e foi essa seriedade que nos permitiu a vitória”, afirmou.

Portugal terminou a fase de grupos em primeiro lugar com 14 pontos e vai marcar presença, pela décima vez, na fase final da competição europeia, onde vai tentar defender o título conquistado em 2018. Na tabela classificativa, seguiu-se a Polónia, também apurada, com 11 pontos, e a República Checa, terceira classificada, com oito pontos. A Noruega ficou na última posição do grupo sem ter somado qualquer ponto.

A fase final do 12.º Europeu de Futsal vai realizar-se nos Países Baixos, entre 19 de janeiro e 6 de fevereiro de 2022.

Artigo da autoria de Catarina Leite.