Connect with us

Desporto

Futebol de praia: Portugal inicia Mundial com vitória frente a Omã

Published

on

Começou a 11ª edição do Mundial FIFA, a decorrer na Russia, no qual 16 seleções vão lutar pela maior prova do calendário do Futebol de Praia. Portugal é o atual detentor do título de campeão e estreou-se a vencer, esta sexta-feira, na primeira jornada, frente a Omã, por 5-3. 

Os portugueses, tricampeões do mundo, integram o lote de favoritos à conquista da prova, mas, para isso, têm de assegurar um dos dois primeiros lugares do seu grupo, dos quais fazem parte a seleção da Omã, do Senegal e do Uruguai. Caso garanta a qualificação, que dá acesso aos quartos de final, Portugal vai enfrentar uma das equipas do Grupo C (Bielorrússia, El Salvador, Suíça ou  Brasil). De salientar a ausência de Madjer, que anunciou o fim da sua carreira em 2020, de Rui Coimbra e de Jordan Santos, ambos ausentes por lesão.

Vantagem lusa 

Apesar do estatuto físico possante do adversário, os portugueses não se deixaram intimidar e, ainda dentro dos primeiros minutos de jogo, Leo Martins abriu o marcador a favor da seleção portuguesa. Com a cortina defensiva da Omã a apertar as possibilidades dos lusos se distanciarem no marcador, Portugal teve de aumentar o ritmo, no entanto, apesar das tentativas para ampliar a vantagem, foi a formação da Omã que igualou o resultado, com um golo de Nooh Al Zadjali.

Restabelecida a igualdade, o empate durou pouco tempo para a seleção portuguesa, que fez o 2-1 com mais um golo nascido dos pés de Leo Martins. No sítio certo e à hora certa, o jogador recebeu a bola de Bé Martins e só teve de encostar para colocar Portugal, de novo, em vantagem. A dois minutos do fim do primeiro tempo, Portugal viu-se obrigado a mexer no jogo, uma vez que, numa disputa de bola, André Lourenço saiu lesionado. O jogador, que atua no Sporting Clube de Braga (SC Braga), já não regressou à partida.

Quase em cima do fim dos primeiros 12 minutos, os jogadores do país asiático viram-se em inferioridade numérica, após a expulsão do capitão Al Oraimi, por acumulação de amarelos. O jogo seguiu para o segundo período com a seleção lusa a vencer pela margem mínima, 2-1.

Passo a passo, até à vitória

Ainda a jogar em superioridade numérica, Portugal podia ter aproveitado para ampliar a vantagem, no entanto, foram os jogadores da Omã que estiveram em destaque. O segundo período começou com um remate perigoso da seleção da Omã, que, ao aproveitar a falha de Bé Martins, empatou o jogo a dois golos. 

A desconcentração portuguesa era notória e, uma infelicidade de Fábio Costa, colocou o adversário em vantagem. O auto-golo do atleta do SC Braga deixava Portugal a perder, pela primeira vez no encontro. O golo do empate surgiu aos oito minutos da segunda metade, na sequência de um remate de Fábio Costa, remate esse que colocou a equipa de Mário Narciso, selecionador português, mais próxima da vantagem. Foi ainda dentro do segundo período que Portugal passou para a frente do marcador com Léo Martins a fazer o seu terceiro golo na partida. 4-3 era o resultado.

Na procura pelo quinto golo, Elinton Andrade, guarda-redes português, ainda orientou a jogada, mas o golo acabou por surgir de um toque do jogador rival. Um auto-golo da seleção da Omã, aumentou a vantagem lusa e Portugal fechou o segundo tempo com uma diferença de dois golos no marcador, que se manteve até ao final do derradeiro tempo. Sem alterações no terceiro e último período, o fim do encontro ditou a vitória da Seleção Nacional por 5-3. 

Em declarações no final do jogo, Mário Narciso, selecionador dos lusos, salientou que a equipa se aplicou para derrubar um adversário com qualidade e acrescentou que “ganhar é sempre importante”. O primeiro obstáculo está ultrapassado, agora vamos pensar no próximo.”, concluiu.

Com este triunfo, Portugal somou os primeiros pontos na prova e prepara-se agora para enfrentar o Senegal,  antigo adversário no Mundial de 2019, este domingo, às 18.30h, em jogo alusivo à segunda jornada da competição. 

Artigo da autoria de Catarina Leite