Sociedade
A ESTIMULAÇÃO DE MENTES ATIVAS NA UCC DA BOAVISTA
As áreas de abrangência da Unidade de Cuidados na Comunidade da Boavista, onde este projeto se encontra ativo, estendem-se às freguesias de Vitória, Massarelos, Miragaia e Cedofeita. Esta última, agora integrando a recente lei de União das Freguesias, é desde há vários anos conhecida pelo galopante envelhecimento da sua população. Razões como esta fazem com que um projeto inclusivo e dinamizador deste segmento da população seja necessário.
O projeto promove um envelhecimento ativo e participativo, tentando sempre adequar os cuidados às necessidades individuais dos idosos. É um estímulo cognitivo e motor para uma população em necessidade de ambientes incentivadores.
Semanalmente, os idosos são incentivados a participar em atividades como caminhadas, jogos de estimulação cognitiva e sensibilização para uma alimentação saudável. A participação está completamente livre de qualquer inscrição. Para tal, bastam os idosos serem autossuficientes, terem 65 ou mais anos, motivação, e pertencerem às áreas abrangidas pela UCC da Boavista.
Este projeto, livre de apoios estatais, conta com a ajuda de parceiros das mais distintas áreas, como o Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MEPP) da 12ª Esq. da PSP de Cedofeita, a Junta de Freguesia de Cedofeita e alunos da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).
O JUP foi contactado por 3 alunos desta instituição de ensino superior, aquando dos seus estágios de Enfermagem na Comunidade na Unidade de Cuidados na Comunidade da Boavista. Os alunos da ESEP, sob a orientação tutorial da Enfermeira Sílvia Pacheco, convidaram o JUP a acompanhar a caça ao tesouro, uma das atividades desenvolvidas pelo projeto, assim como a divulgar o projeto.
Confere as fotos na galeria acima.