Sociedade
De um “bunker” na Ucrânia para um palco na Polónia
No início de março, o vídeo de uma menina a cantar a versão ucraniana da música “Let It Go” (“Já Passou”) do filme “Frozen” da Disney inundou as redes sociais. Num “bunker”, em Kiev, com a bandeira ucraniana na parede, Amelia Anisovych, de sete anos, prende a atenção de todos os homens, mulheres e crianças que a rodeiam e aplaudem no final da canção. O vídeo já conta com mais de 16 milhões de visualizações, inclusive da intérprete original do tema, Indina Mezel, que dá voz à personagem principal do filme, a princesa Elsa.
Little girl singing "Let it go" in a shelter#UkraineRussianWar #Ukraine #UkraineUnderAttack pic.twitter.com/6gfcUoiwJJ
— Ankita Jain (@Ankita20200) March 6, 2022
De acordo com a BBC, alguns dias depois, a 16 de março, Amelia já tinha conseguido atravessar a fronteira e já se encontrava em segurança com a avó na Polónia, apesar da intensificação das hostilidades. Na videochamada com a BBC, a menina revelou que ensaia “Let It Go” várias vezes ao dia e agradeceu os elogios dos internautas. Acerca da experiência que viveu no “bunker”, Amelia confessou que seria pior se não tivesse tido outras crianças com quem brincar, acrescentando que seria igualmente feliz caso tivesse ficado com os pais em Kiev.
No domingo, dia 20, “Together with Ucraine”, um concerto solidário, juntou várias celebridades ucranianas e polacas, na Atlas Arena, em Łódź, Polónia. A ação de solidariedade juntou 10 mil pessoas no recinto, com o objetivo de angariar fundos para a organização humanitária Polish Humanitarian Action. Entre as caras conhecidas do mundo das artes, estava também Amelia Anisovych, a menina que conquistou corações por todo o mundo. Perante uma enorme plateia iluminada e em silêncio, a fã de Frozen cantou o hino Ucraniano.
First 7 year old Amelia Anisovych became popular by singing in the bomb shelter for people around. Now she's opened a charity event in Poland for Ukraine performing national anthem pic.twitter.com/uWyD1LXYbz
— Iuliia Mendel (@IuliiaMendel) March 21, 2022
Escrito por Ana Francisca Maio
Revisão por Beatriz Oliveira