Desporto
Andebol: Sporting CP vence dérbi e chega à final da Taça de Portugal
Após a recente conquista impressionante da EHF European League, o Sport Lisboa e Benfica (SL Benfica) pretendia chegar a mais uma final e tinha pela frente um Sporting Clube de Portugal (Sporting CP) que terminou o campeonato em segundo lugar, apenas atrás do FC Porto.
Começo fortíssimo do Sporting
Ambas as equipas partiram para este jogo a saber que o vencedor iria defrontar o campeão nacional, FC Porto, no dia seguinte, após os “dragões” terem vencido o Madeira SAD umas horas antes.
O início de jogo fulgurante por parte do Sporting CP acabou por decidir este jogo. A equipa leonina entrou em campo com fome de vencer e durante a primeira parte só deu Sporting, tanto no campo como nas bancadas.
Uma grande eficácia na finalização juntamente com algumas defesas de elevado nível por parte do guarda-redes leonino, Manuel Gaspar (defendeu inclusive dois livres de sete metros), permitiram à equipa verde e branca alcançar uma vantagem de nove golos aos 20 minutos (13-4). A primeira parte dos “leões” foi quase perfeita e permitiu manter a vantagem durante todo o encontro.
Esta vantagem manteve-se mais ou menos constante ao longo de todo o primeiro tempo, com grande destaque para as exibições dos irmãos Costa, Kiko e Martim. Estes dois foram as principais ameaças ofensivas da equipa verde e branca, com Martim a acabar a primeira parte já com sete golos marcados, o que fazia dele o melhor marcador da partida.
Ainda no final dos primeiros 30 minutos, os encarnados tentaram reagir, quer no campo, quer na bancada, mas o Sporting CP ainda foi para o intervalo com uma vantagem considerável. O resultado ao intervalo era de 18-11 para a turma de Alvalade e os “encarnados” tinham pela frente uma missão difícil para tentarem dar a volta ao marcador.
Recuperação encarnada
No segundo tempo as coisas foram bastante diferentes. O SL Benfica respondeu ao começo forte por parte dos “leões” e entrou nesta segunda parte de maneira agressiva. Esta entrada forte permitiu que conseguissem reduzir a desvantagem para apenas três golos ao minuto sete do segundo tempo, com golo de Djordjic (19-16) e voltassem assim a estar na discussão do resultado.
No entanto, nesse mesmo minuto, Alexis Borges do SL Benfica, foi expulso com vermelho direto, após uma entrada violenta sobre a face de Francisco Costa. Esta expulsão acabou por ser um contratempo na subida de rendimento do conjunto encarnado, que estava por cima do jogo nesta fase.
O jogo nesta altura estava a aquecer, com muitas faltas a serem cometidas de ambos os lados. Ao minuto 15 da segunda parte, o Sporting vencia por cinco golos (25-20) e neste minuto houve nova expulsão na equipa das “águias”, com Demis Grigoras, a ver o cartão vermelho após três exclusões de dois minutos.
Nos últimos três minutos, o SL Benfica conseguiu ainda reduzir a desvantagem para apenas dois golos (29-27), mas a solidez defensiva e as transições ofensivas eficazes por parte do Sporting CP (com Folqués em destaque a marcar três golos nos últimos dois minutos), permitiram que os “leões” consumassem a vitória frente ao eterno rival. 33-30 foi o resultado final.
O grande destaque da partida vai sem dúvida para os irmãos leoninos Martim e Kiko Costa, que estiveram sempre um nível acima nesta partida. Estes foram os melhores marcadores do encontro com 11 e 8 golos respetivamente. Do lado do Benfica, Ole Rahmel foi o melhor marcador com 7 golos. É de realçar ainda as exibições dos guarda-redes de ambas as equipas Sergey Hernandez (SL Benfica) e Manuel Gaspar (Sporting CP) que contaram com algumas defesas de nível elevadíssimo.
O Sporting CP carimbou assim a passagem à final da Prova Rainha e vai defrontar, este domingo, o FC Porto, às 18 horas, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, para tentar conquistar o troféu que lhe escapa há oito anos.
Artigo da autoria de Afonso Leite