Sociedade
FS-FEUP vence competição internacional de engenharia
Formula Student
É pelas mãos da Society of Automotive Engineers que, em 1979, emerge a Formula Student. O conceito passa pelo desenvolvimento de um protótipo de carro de fórmula 1, unindo estudantes de engenharia de diversas faculdades do mundo, que competem pelo modelo mais completo, que possua as melhores características de projeto e alcance resultados nas provas de pista. Assim, o conhecimento teórico acumulado nas instituições é aprofundando através de um conjunto de eventos estáticos e dinâmicos, sendo esperado que os jovens engenheiros se envolvam em todas as fases do processo.
FS-FEUP
Além disso, a atividade procura não só estimular os estudantes universitários, para que desenvolvam propostas inovadoras onde agregam conhecimentos prévios, mas também promover o trabalho em equipa e, ainda, a adesão à área de atuação.
Como indica o Instituto de Engenheiros Mecânicos, o programa teve origem nos EUA, em 1981, contudo, apenas em 1998 se daria a primeira competição internacional, de onde o Reino Unido sairia vencedor. O momento deu início a uma parceria entre a SAE e a Europa e, desde então, a competição tem sido realizada anualmente, no fim de cada ano letivo. Tendo a pandemia covid-19 impossibilitado a sua realização nos moldes usuais, seria transposta para o domínio online, no ano 2020, pela primeira vez, mantendo-se um regime híbrido no ano subsequente. Assim, 2022 é o ano que marca pelo regresso do evento às suas configurações originais, decorrendo em vários locais, entre os quais Reino Unido e Itália, onde a equipa de estudantes competiu.
Esta que é uma das provas mais competitivas ao nível da engenharia mecânica conta com três tipos de categorias, sob a qual os veículos a concurso se dividem, motorização e combustão interna, motorização elétrica e de condução autónoma.
FS-FEUP
O núcleo FS-FEUP é composto por um conjunto de estudantes universitários de Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que surge em 2021 com o objetivo de sedimentar a instituição no universo competitivo da Engenharia Mecânica. Assim, procuram, através da Formula Student, desenvolver propostas que permitam que o nome da faculdade a atravesse oceanos. Mantendo uma visão sustentável, a equipa concetualiza o veículo elétrico como modelo de eleição para a competição a que se propõe, perspetivando, para futuro, a adesão à classe de veículos autónomos.
Noticias FEUP
Formula Student 2022
A Formula Student 2022 realizou-se, no presente ano, entre os dias 6 e 10 em Silverstone e 13 e 17, em Itália.
A competição sujeitou os modelos participantes a uma consideração segundo um conjunto diverso de áreas, desde Engineering Design, Cost & Manufacturing, Business Plan Presentation, Acceleration, Skid Pad a Autocross e Endurance & Efficiency, as quais foram rigorosamente avaliadas por figuras de autoridade da área da economia, engenharia e competição Fórmula 1. O modelo projetado pelos estudantes foi enquadrado na Classe 3 da prova, sendo sujeito a eventos estáticos. Num comunicado ao JUP, Afonso Costa, estudante de engenharia mecânica que lidera a equipa, sob a orientação do Engenheiro Luís Galamba Carvalho, professor da FEUP, explica que “esta categoria avalia os conhecimentos dos estudantes em 4 áreas distintas – projeto de engenharia, projeto de custeamento e manufatura, modelo de negócio, e performance simulada. A equipa competiu com outras 33, vindas de inúmeros países“. Após meses de trabalho, os estudantes submeteram o seu modelo de veículo elétrico a um conjunto de eventos, tendo sido, pela primeira vez, apresentada essa tipologia de design. Os portugueses, que contaram com o patrocínio de renome na área, como INEGI, BOS Suspension, Addvolt, I-Charhing e Bosch, conquistaram, a primeira posição do Concept Class Design of Formula Student UK, bem como o Overall First Place for the Concept Class. Afonso Costa acrescenta, ainda, que “a equipa encontra-se no seu primeiro ano de existência, e está determinada a repetir o sucesso alcançado, contando já voltar a Silverstone no próximo ano letivo”.
Escrito por Carina Seabra
Revisão por Beatriz Oliveira