Desporto
Basquetebol: FC Porto vence Lusitânia e mantém liderança
Depois da vitória, no passado domingo, frente ao Sporting CP, a equipa azul e branca continuou o bom momento de forma. A equipa do Lusitânia, que luta por um possível quarto lugar do campeonato, viu-se com dificuldades a entrar na partida e acabou por proporcionar um jogo tranquilo aos candidatos ao título.
Entrada de campeão
Embora o primeiro cesto tenha pertencido à equipa visitante, os dragões não demoraram a responder por intermédio de Marvin Clark II. O lançamento de três pontos do norte americano viria a revelar-se um presságio para a boa eficácia que os portistas reservaram para o encontro.
Durante todo o primeiro período o Lusitânia revelou fraquezas a nível defensivo e não conseguia colocar um travão à avalanche ofensiva dos azuis e brancos. Os constantes contra-ataques portistas, aliados a uma eficácia de lançamento superior a 75%, permitiu ao FC Porto cavar um fosso inicial de 15 pontos.
Começava-se a perceber que a equipa da casa não vinha para brincadeiras e apenas com dez minutos de jogo a vitória já parecia mais perto do FC Porto.
No segundo período a tendência manteve-se. A pressão azul e branca causava inúmeras precipitações do lado Açoreano e a vantagem aumentava a cada posse de bola. O bom movimento de bola por parte dos dragões dificultava a rotação da marcação do Lusitânia.
Ainda com seis minutos por jogar até ao intervalo, a diferença no marcador rondava os 20 pontos. Com uma vantagem confortável, sentiu-se um dragão mais adormecido nos últimos três minutos, mas nem com a complacência defensiva portista os açorianos conseguiram evitar a desvantagem de 19 pontos ao fim de 20 minutos.
Domínio azul e branco confirmado
Dúvidas restassem, o terceiro período veio confirmar a superioridade da equipa da casa. Mais uma entrada no jogo positiva e via-se um FC Porto muito confortável a jogar e com boa energia dentro da quadra.
Entre várias boas exibições do lado azul e branco, Marvin Clark II começava a destacar-se e viria mesmo a finalizar o período com 19 pontos. Do outro lado, Deng Geu fazia os possíveis para o Lusitânia voltar ao encontro, mas revelou-se um esforço inglório.
No último período, os dragões não deram o jogo como ganho e chegaram mesmo a uma vantagem de 30 pontos. Com o jogo a aproximar-se do fim e com o FC Porto a precisar de fazer uma gestão dos jogadores devido ao calendário sobrecarregado dos últimos tempos, o treinador azul e branco, Fernando Sá, deu oportunidade aos jogadores menos utilizados. Isto fez com que o jogo fosse mais disputado permitindo até que os açorianos ganhassem o parcial do período. (18-20)
O jogo acabou com o resultado em 94-72 a favor da equipa da casa, da qual se destacou a força do coletivo. Todos os jogadores que entraram em campo marcaram pontos, em especial Marvin Clark II, o grande destaque individual portista, com 19 pontos e apenas um lançamento de campo falhado. É de salientar ainda que apesar da derrota, o ugandês Deng Geu registou 26 pontos acabando por liderar o jogo em pontos marcados.
No final da partida, o treinador do FC Porto, Fernando Sá, salientou a importância de colocar em prática aquilo que foi trabalhado nos treinos. Mostrou-se bastante satisfeito com a forma recente de Marvin Clark II e a sua adaptação no plantel. Destacou ainda a importância deste jogo na rotação da equipa e gestão física para os próximos jogos.
O FC Porto concentra-se agora na preparação para o jogo do próximo dia 25 pelas 15h00, onde viaja até Oliveira de Azeméis para enfrentar o Oliveirense. Esta será a quinta jornada referente ao grupo A da segunda fase do campeonato nacional. Já o Lusitânia vai agora preparar a receção ao SL Benfica que irá acontecer no próximo dia 26 pelas 16h00.
Artigo da autoria de Igor Emanuel Oliveira