Connect with us

Ciência e Saúde

Ferramentas de Inteligência Artificial – Parte 2

Published

on

De maneira semelhante à última edição, dá-se a conhecer ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial para auxiliar e facilitar vários processos da vida académica. Desta vez, entre aplicações e websites sugerimos quatro ferramentas com objetivos distintos para auxiliar os estudantes na sua vida diária.

Fonte: Otter.ai

Otter.ai

O Otter.ai é uma ferramenta de transcrição de voz que utiliza inteligência artificial para converter conversas em texto. Trata-se de uma ferramenta útil para a obtenção automática de notas em palestras ou reuniões onde seja necessário transcrever o conteúdo posteriormente. A aplicação consegue apenas detetar o discurso em inglês, mas é capaz de o fazer com elevada eficácia, guardando a gravação áudio e sincronizando-a com a transcrição obtida. 

Esta ferramenta permite ainda a integração com programas de videochamadas como o Zoom, MS Teams e o Google Meets, gerando notas automáticas de cada reunião calendarizada na conta do utilizador.

A Otter.ai está disponível também como aplicação móvel e permite a integração de Google Calendar e Outlook de modo a associar as notas produzidas a cada evento no calendário.

O plano grátis permite a gravação de áudio diretamente do dispositivo ou de chamadas de vídeo, até a um total de 300 minutos por mês e 30 minutos por gravação. Planos mais avançados têm a possibilidade de produzir notas a partir de ficheiros de áudio importados, assim como um limite superior de tempo para utilização da ferramenta.

Fonte: rytr.me

Rytr.me

O Rytr.me é uma ferramenta de redação que usa IA para gerar textos e imagens.

A aplicação permite gerar conteúdo através de uma indicação do utilizador e cria um documento editável com o resultado da produção automática. Pode ser uma ferramenta útil na produção de texto, criação de uma marca ou em tarefas mais criativas, sendo que a própria IA pode variar o tom do conteúdo produzido desde mais sério, até mais inspiracional, ou mesmo mais preocupado, de acordo com a escolha do utilizador.  Este site e extensão do browser oferecem modelos de texto personalizáveis e sugestões de redação, quer se tratem de posts de blog, guiões de apresentações orais; ideias de negócio; posts para as redes sociais; e-mails ou cartas de motivação.

O plano grátis permite a criação de 10 mil caracteres por mês, escrita em mais de 40 idiomas, entre os quais  português e a verificação de plágio. Em planos pagos, é possível aumentar o volume de texto e imagens produzidos. 

Fonte: Duolingo

Duolingo

Num âmbito um pouco diferente, o Duolingo é uma aplicação que usa a IA para ajudar os estudantes a aprender novos idiomas através da personalização dos recursos oferecidos.

A ferramenta oferece lições interativas de vocabulário, gramática e pronúncia, bem como jogos e histórias para ajudar os estudantes a praticar a linguagem. Contém também outros recursos adicionais, como acompanhamento de progresso e certificação de habilitações. Para além da aprendizagem em estrutura de jogo, o Duolingo utiliza inteligência artificial e informações do progresso do utilizador para sugerir aulas mais personalizadas. 

Recentemente foi anunciado o lançamento do Duolingo Max para iOS, que integra duas novas funcionalidades do GPT4. Através destas é possível receber uma explicação detalhada das respostas, que se assemelha à correção de um professor, e efetuar um diálogo durante a aula. 

O Duolingo tem uma versão gratuita que inclui as aulas mas menos opções personalizadas.

Fonte: Bing

Bing Chat

O Bing Chat é um chatbot desenvolvido pela Microsoft que usa IA para ajudar a obter respostas rápidas a perguntas em estilo conversacional. As respostas são geradas em tempo real com recurso ao modelo GPT4 da OpenAI.

Semelhante ao ChatGPT, as respostas são emitidas em formato de conversa, mas, ao contrário deste, é possível encontrar referência às fontes utilizadas para obter a informação, com apresentação de links para os websites relevantes. A introdução de referências confere a esta ferramenta uma maior interpretabilidade pelo utilizador, que pode utilizar a informação de forma mais crítica e confirmá-la nas fontes bibliográficas diretamente. 

Algumas das respostas fornecidas pelo Bing Chat são ainda pouco elaboradas e fiáveis, consoante o modo escolhido pelo utilizador: mais criativo (capaz de gerar imagens), mais equilibrado ou mais preciso.

O Bing Chat está disponível no motor de Busca Microsoft Bing gratuitamente.

 

Apesar de todas as potencialidades destas ferramentas, é importante ressalvar que estas não são completamente exatas, pelo que é necessário que a sua utilização seja feita de modo crítico.

Ainda assim, ao escolher a ferramenta de IA certa para suas necessidades, os estudantes têm as portas abertas para melhorar a produtividade, a eficiência e o sucesso académico.

Texto por Maria Amaro. Revisto por Diana Cunha e Joana Silva.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *