Educação
Guia prático do Ensino Superior: serviços e instalações da Academia do Porto
A entrada no Ensino Superior pode fazer com que surjam dúvidas e questões. Para as combater, as instituições da Academia do Porto dispõem de vários serviços que podem esclarecer as inquietações naturais desta nova etapa.
O ingresso no Ensino Superior traz muitos desafios para os novos estudantes. Para ajudar nesta nova fase, o JUP reuniu informação sobre diversos serviços, instalações e entidades existentes na Academia do Porto, que poderão ser importantes para todos os estudantes universitários:
1. Serviços de Apoio Psicológico
Estudos recentes mostram que os níveis de ansiedade, depressão e burnout entre estudantes universitários são elevados. Várias instituições da Academia do Porto disponibilizam serviços de apoio e aconselhamento psicológico gratuitos ou a custo reduzido para os seus estudantes. Consulte aqui uma lista detalhada destes serviços.
2. Serviços de Ação Social
Um serviço que é da responsabilidade dos SASUP (Serviços de Ação Social da Universidade do Porto) é o de consultas de rotina e manutenção em várias áreas da saúde. Ainda fornecem serviços de alimentação, através das cantinas e snack-bars, de alojamento (graças ao qual os alunos podem ter acesso às residências universitárias e aos espaços e-learning Café) e de atribuição de bolsas de estudo.
No Instituto Politécnico do Porto (IPP), tal como na Universidade da Maia (UMAIA), para além dos serviços de ação social equivalentes ao SASUP, existe também o “Provedor do Estudante”, cuja função é defender e promover os direitos e os interesses dos estudantes do IPP e da UMAIA, de forma independente, imparcial e confidencial.
A Universidade Católica Portuguesa (UCP) valoriza o mérito dos seus alunos, não só com prémios e bolsas de reconhecimento pelo desempenho obtido, como também com diversas formas de apoios sociais, quer no acesso à Universidade, quer ao longo do curso, através da diminuição do valor das propinas. Esta universidade também dispõe de benefícios a famílias com mais de um filho a frequentar a UCP e do Fundo Papa Francisco, permitindo o acesso aos cursos da universidade por parte de estudantes carenciados, de migrantes e de refugiados.
3. Serviços de Inclusão Social
O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) tem como objetivo apoiar os estudantes com necessidades educativas especiais (ENEE) da U.Porto em diversas áreas, tais como a produção de materiais em suporte acessível para os estudantes com deficiências visuais e a adaptação das instalações das faculdades em função dos estudantes com deficiência motora. Este apoio é realizado por voluntários cuja formação é proporcionada por este programa.
Além disto, a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) atribui bolsa de estudo a todos os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% (devidamente comprovada através de um atestado médico de incapacidade multiuso).
No IPP, encontra-se em vigor a Missão Equidade, Diversidade, Inclusão, valorizando as diferenças entre as pessoas, particularmente relativas à deficiência, etnia, identidade de género ou orientação sexual.
Na UMAIA, com o Estatuto do Estudante com Necessidades Educativas Especiais – EENEE, existe o Gabinete de Acompanhamento e Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais – GAAENEE – que tem como missão acompanhar e apoiar os ENEE, coordenando o processo de integração e desenvolvendo iniciativas para uma adequada inclusão. Deve ainda garantir e promover acessibilidades físicas.
Na UCP, o Gabinete de Responsabilidade Social e o Gabinete de Apoio ao Aluno de cada instituição acompanha os ENEE ao longo do seu percurso académico, com iniciativas como o acompanhamento psicológico.
4. Serviços de Apoio à Mobilidade
A U.Porto proporciona diferentes oportunidades de internacionalização e, para os estudantes OUT (OUTgoing), que realizam parte dos seus estudos no estrangeiro, há mais de 50 países com parcerias no âmbito de programas de mobilidade. O Serviço de Relações Internacionais da UP providencia ajuda aos estudantes envolvidos em programas de mobilidade.
Para além desta universidade, a UCP tem acordos de intercâmbio com mais de 450 universidades em todo o mundo, sendo que os alunos provêm de aproximadamente 90 países. Da mesma forma, no IPP, a comunidade académica tem acesso a participar em projetos, apoios para mobilidade de estudo, missões de ensino e estágios profissionais. Na UMAIA, as parcerias internacionais englobam instituições de 35 países.
Nestas instituições, o programa de mobilidade mais conhecido é o Programa Erasmus+, que inclui oportunidades de mobilidade com a Aliança EUGLOH (European University Alliance for Global Health). Outros programas incluem o Programa Mobilidade AULP, que permite aos estudantantes realizar intercâmbio num país de lingua oficial portuguesa (UP e UMAIA), o Programa de Bolsas Santander Mobilidade Global (UP), ou o Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades (UMAIA). A lista completa de oportunidades pode ser consultada nos websites respetivos.
A nível nacional, destaca-se o Programa Almeida Garrett, no qual se integra a Universidade do Porto e que permite realizar parte dos estudos noutras universidades portuguesas.
5. Instalações Desportivas
O CDUP-UP é responsável pelo desporto universitário na U.Porto e fornece as diferentes instalações desportivas para fomentar a atividade física na comunidade U.Porto (UPFit., Pausa Ativa e U-Bike). Do mesmo modo, o Centro Desportivo do Politécnico do Porto possui um conjunto de instalações desportivas que possibilitam a prática de diversas modalidades.
Na UMAIA, a comunidade académica tem acesso ao Healthy Campus. O seu objetivo é promover a saúde e o bem-estar físico, mental e social através de iniciativas e atividades com capacidade formativa e promotora de estilos de vida saudáveis.
6. Núcleos e Associações de Estudantes
Na generalidade das faculdades, existem estruturas de apoio aos estudantes, tais como associações de estudantes, núcleos de cursos e programas de mentoria. Estes são uma valiosa ajuda, não só para melhorar a integração num novo espaço, com novas pessoas, mas também para melhorar o estudo, tendo acesso a um possível Banco de Apontamentos de alunos anteriores.
7. Instalações dedicadas ao estudo
As bibliotecas e os arquivos das instituições de ensino oferecem espaços destinados ao estudo, ao trabalho em grupo ou à consulta de recursos. A Federação Académica do Porto (FAP) disponibiliza o Pólo Zero que pretende servir a comunidade estudantil e potenciar eventos culturais temáticos, eventos de formação, exposição de trabalhos e promoção do empreendedorismo de grupos de estudantes e outros que se possam associar a este projeto.
8. Serviços Académicos
Cada instituição de cada Universidade possui serviços académicos para resolver situações como fazer a matrícula ou a inscrição em turmas ou provas, requisitar o estatuto de trabalhador-estudante ou requerer certificados. A maioria das questões/problemas que surgem ao longo da vida académica são resolvidos neste lugar, pelo que é essencial saber a sua localização, o seu horário de funcionamento e o número de telefone/e-mail.
Artigo por: Roselimar Azevedo
Editado por: Ana Pinto e Inês Miranda