Educação
UP representada por 29 estudantes na European Innovation Academy
A Universidade do Porto, em colaboração com a Câmara Municipal do Porto, vai disponibilizar 29 bolsas aos estudantes da instituição que pretendam participar no programa de empreendedorismo European Innovation Academy. A 8ª edição em Portugal realizar-se-á na Faculdade de Economia entre os dias 16 de julho e 4 de agosto.
A European Innovation Academy (EIA) é uma organização educacional, sem fins lucrativos, focada na inovação e empreendedorismo, com uma panóplia de programas de aprendizagem que visam transformar ideias inovadoras em startups viáveis. Tem como principais objetivos desenvolver habilidades de futuros empreendedores, proporcionar mentoria e ampliar a rede de contactos dos participantes. Além disso, destaca-se por permitir que os estudantes desenvolvam e pratiquem os conhecimentos, assim como testem os seus projetos no mercado real.
O palco da edição de 2024 do projeto EIA será a Faculdade de Economia do Porto (FEP), tratando-se da 3ª edição realizada na cidade. O evento é organizado pela Universidade do Porto, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a iniciativa ScaleUp Porto. A par disso, o programa conta com o apoio de parceiros, incluindo a Beta-i, a Galp e o banco Santander Universidades, através da oferta de bolsas de estudo para alunos que não fazem parte da UP.
Ao longo de três semanas, entre 16 de julho e 4 de agosto, os participantes terão a oportunidade de vivenciar cada etapa de criação e lançamento de projetos empreendedores, com o apoio de mentores de instituições internacionais. Entre as empresas presentes estarão gigantes da tecnologia como a Meta, a Microsoft, a Google e a Amazon. Já os mentores são provenientes de instituições renomadas, como Silicon Valley, a Universidade de Stanford e a Universidade da Califórnia em Berkeley.
O objetivo será que os estudantes aprendam dinâmicas de empreendedorismo, tais como gestão e negócios, marketing, tecnologia, design, software e investimento. A participação no programa confere 6 ECTS a cada participante.
As candidaturas à bolsa para os estudantes de todos os ciclos de estudo da UP participarem na EIA decorreram até ao dia 3 de junho, através do preenchimento de um formulário. Os requisitos para serem selecionados e ficarem isentos de pagar inscrição incluíam ter entre 18 e 30 anos, estarem inscritos na UP e possuírem um nível avançado de língua inglesa.
Assim, segundo Nerda Noormagi, CEO da EIA, os estudantes que terminarem “este programa sabem que o futuro para eles está a começar” sendo que, este é “o maior programa de empreendedorismo digital do mundo inteiro”, como afirma a Chefe de relações portuguesas, Susana Fonseca. Em entrevista à vice-reitora para o Empreendedorismo da UP, Joana Resende disse ao JUP que as expectativas para esta edição estão altas uma vez que, “cada ano é excecional pois, num curto prazo de três semanas, os candidatos conseguem criar projetos com impactos significativos na melhoria da realidade”. Realçou ainda que, a EIA ao permitir um trabalho de colaboração com pessoas de diferentes culturas torna-se “uma ferramenta de desenvolvimento profissional para criar competências”.
Para mais informações, consulte o site oficial do projeto.
Artigo por: Mariana Dias
Editado por: Ana Pinto e Joana Monteiro