Educação

Mostra U.Porto abre novos horizontes em Gondomar

Published

on

Mostra U.Porto | Fotografia por Ana Sofia Martins

Entre os dias 11 e 14 de abril, a Universidade do Porto abriu as portas do Pavilhão Multiusos de Gondomar para mostrar as inúmeras vertentes da oferta formativa e da investigação científica e tecnológica da instituição a um leque abrangente de faixas etárias.

 

A Mostra da Universidade do Porto (UP) é uma iniciativa anual que tem como objetivo principal proporcionar ao público em geral um contacto direto com todas as áreas de conhecimento que abrangem as faculdades desta instituição. Este ano, o evento decorreu entre os dias 11 e 14 de abril no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

A iniciativa, que acabou de assinalar a sua 21.ª edição, pretende que todos os interessados tenham a oportunidade de conhecer de perto a oferta formativa e os institutos de investigação científica e tecnológica cujos trabalhos e projetos são desenvolvidos nas 14 unidades orgânicas da UP e na Porto Business School.

Fotografia por Ana Sofia Martins

O público-alvo da Mostra U.Porto abrange a comunidade escolar, desde o Ensino Básico ao Ensino Secundário, recém-licenciados, profissionais, famílias e todos aqueles que tiverem curiosidade quanto ao mundo do Ensino Superior. Em conversa com o JUP, Lara Aguiar, de 20 anos, partilhou: “Já estive aqui também como estudante do Ensino Secundário. Vim com a minha escola”. Esta foi – e continua a ser – uma porta aberta para o conhecimento das inúmeras áreas de atuação da UP, que vão desde Arquitetura, Belas-Artes e Desporto ao universo das Letras, abrangendo Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, bem como outras alternativas, como a Pós-Graduação.

Numa lógica de aprendizagem constante, os visitantes puderam explorar os planos de estudo e saídas profissionais de dezenas de cursos em stands onde se encontravam estudantes universitários, docentes e investigadores. Lara, que se encontra no terceiro ano da Licenciatura em Ciências de Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), voluntariou-se para participar na Mostra sobretudo devido ao desejo de “reconhecer a importância do [seu] curso em particular”, que entende ser merecedor de uma maior visibilidade. A partir de múltiplas modalidades, de que a estudante já foi espectadora, todas as faixas etárias tiveram a oportunidade de comprovar o caráter multidisciplinar e vanguardista da UP.

Fotografia por Ana Sofia Martins

Para Leonardo Silva, de 21 anos, e Inês Coutinho, de 23 anos, que frequentam o Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina (FMUP), auxiliar os estudantes é um objetivo transversal a esta iniciativa. “Ser alguém que (…) pode ajudar a decidir a entrada neste mundo que é completamente novo, que é desconhecido para a maioria”, no sentido de “clarificar um pouco desse nevoeiro”, foi um dos fatores que mais motivou Leonardo a participar nesta edição.

Na perspetiva de Inês, tratou-se não só de uma oportunidade de “explicar aos alunos e às próprias famílias como é que funciona a faculdade, a [sua] dinâmica em termos de alunos e professores”, mas também de “tentar esclarecer os mitos e trazer ao de cima algumas verdades”. Neste diálogo cruzado, os entrevistados concordaram que este é um momento através do qual os visitantes podem ficar munidos de ferramentas que lhes permitam tomar uma decisão da forma mais ponderada e informada possível aquando da entrada no Ensino Superior.

A Mostra apostou, ainda, na exposição de algumas das atividades extracurriculares que a UP oferece regularmente, como palestras, workshops e planos do foro desportivo. Durante estes quatro dias, o evento garantiu ainda a partilha de informações relativamente a temas como orientação vocacional, apoios sociais, programas de mobilidade, entre outros. “Sinto que estar presente neste evento é importante tanto para nós, pais, como para os nossos filhos”, admitiu a mãe de um aluno do Ensino Básico em visita.

Colorindo ainda mais esta iniciativa, o Programa contou com momentos de atuações, como da Tuna Feminina da Faculdade de Medicina (dia 11), do Núcleo de Dança da FADEUP (dia 12) e do Cante Alentejano do Orfeão Universitário do Porto (dia 14). No plano de atividades agendadas, também se verificaram algumas demonstrações, nomeadamente a simulação de um julgamento organizada pela Faculdade de Direito (FDUP), no dia 12, e a 7’Talk sobre factos e mitos em torno do que é fazer o curso de Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), no dia 13.

Desta forma, o Pavilhão Multiusos de Gondomar permitiu à Universidade do Porto voltar a contabilizar mais uma edição “à Mostra”, num panorama de partilha de conhecimento, de sessões de esclarecimento de dúvidas e de apresentações sobre as inovações que a distinguem como uma das mais bem posicionadas atualmente nos rankings nacionais e internacionais.

 

Para obter mais informações sobre a Mostra U.Porto, consulte a página online do Programa, onde se poderá constatar a agenda e respetivos intervenientes. Se pretender conhecer as faculdades e os centros de investigação de destaque que marcaram presença no evento, poderá analisar a lista de participantes.

 

Artigo por: Ana Sofia Martins
Editado por: Ana Pinto, Inês Miranda e Joana Monteiro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version