Ciência e Saúde
NOBEL DA FÍSICA HONRA TRIO BRITÂNICO POR INVESTIGAÇÕES SOBRE “MATÉRIA EXÓTICA”
A matéria pode existir em três estados diferentes – gasoso, líquido e sólido. Mas os três cientistas descobriram como os materiais podem transitar para outros estados que não acontecem na natureza.
De acordo com um comunicado da Real Academia Sueca das Ciências, “os laureados deste ano abriram a porta para um mundo desconhecido onde a matéria pode assumir estados estranhos. Usaram métodos matemáticos avançados para estudar fases, ou estados, pouco habituais da matéria, como os supercondutores, superfluidos ou películas magnéticas finas”.
Os físicos desvendam, assim, os segredos da matéria exótica no mundo quântico. As descobertas abrem caminho para potenciais avanços na ciência de materiais e na eletrónica.
O prémio vai ser partilhado pelos três investigadores, mediante a colaboração de cada um, e corresponde a uma recompensa de oito milhões de coroas suecas – cerca de 830 mil euros. Metade do valor vai para David Thouless, da universidade de Washington, e a outra metade vai ser dividida entre Duncan Haldane, da Universidade de Princeton, e Michael Kosterlitz, da Universidade Brown.