Ciência e Saúde

SIMPÓSIO DE BIOENGENHARIA: RESOLVER O AMANHÃ, HOJE

Published

on

O Simpósio de Bioengenharia já conta com oito edições e possui como slogan “Solving Tomorrow, Today” (“Resolver o amanhã, hoje”). O evento tem como objetivo juntar especialistas da área para apresentar várias vertentes científicas e tecnológicas ligadas a biomedicina, biologia e biotecnologia.

Em relação à Engenharia Biológica, o programa incluiu palestras sobre biotecnologia marinha e soluções inspiradas no mar. Na área da Engenharia Biomédica, abordaram-se as inovações em tecnologia assistida e biomecânica, bem como em grandes sistemas de análise e modelagem de dados baseados no comportamento humano e emoções. Na vertente da Biotecnologia Molecular, o programa concentrou-se na edição de genes e nos novos modelos que estão a ser utilizados para estudar órgãos e sistemas.

Temas como o desenvolvimento e produção de medicamentos até sua entrega e nanotecnologia (uma área emergente com aplicações cada vez mais variadas e valiosas) também foram abordados.

No final de cada painel, foi realizado um debate moderado com cerca de dois ou três oradores, onde o público pode propor as suas questões sobre o conteúdo apresentado.

Oradores de renome em ambientes informais

Em destaque estiveram presentes nomes como Paulo Freitas, Deputy Director do International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL); Juan Gallo, investigador do INL; Inês Cardoso Pereira, vice-diretora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica; Garabed Antranikian, Diretor do Institute of Technical Microbiology da Hamburg University of Technology; e Thomas Landrain, criador do laboratório comunitário La Paillasse. São oradores com uma formação académica profundamente distinta, o que assegurou a interdisciplinaridade desejada para este evento.

O simpósio também apresentou um painel exclusivo (MIB/MEB™), constituído por antigos estudantes do Mestrado Integrado em Bioengenharia e Mestrado em Engenharia Biomédica. Estes retrataram a suas experiências e contextualizaram as áreas de investigação em que se encontram a efetuar as suas pesquisas.

Ainda houve tempo para um concurso de posters elaborados por estudantes ou investigadores com relevância na multidisciplinaridade da Bioengenharia. Os criadores tiveram de defender o seu trabalho em frente ao público num breve pitch de três minutos e esclarecer possíveis questões à cerca dos mesmos.

No programa do simpósio estiveram também incluídos momentos de speed dating para dar a oportunidade de conversar durante um tempo limitado a participantes e oradores em pequenos grupos, num ambiente informal e descontraído.

O 8.º Simpósio de Bioengenharia foi organizado por estudantes do Núcleo de Estudantes de Bioengenharia (NEB) que frequentam o Mestrado Integrado em Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version