Ciência e Saúde
NEWSPACE: EMPRESAS À CONQUISTA DO “ESPAÇO” NA FCUP
Foi há dois meses, no dia 13 de julho, que Thomas Markusic esteve na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto para apresentar o seu percurso profissional na área da exploração espacial e a Firefly Space Systems, empresa especializada na construção de veículos de propulsão de pequenos satélites. O fundador e atual diretor executivo tem o intuito de fazer da exploração espacial uma “actividade diária”.
Com a participação de dezenas de pessoas, incluindo estudantes, docentes, interessados e, também, alunos da Universidade Júnior, a conferência foi resultado da parceria continuada entre a FCUP e o Departamento de Estado Norte-Americano, integrando o circuito de palestras de 6 dias em 8 locais de Portugal.
Entre os tópicos abordados, destacaram-se os benefícios e os riscos do desenvolvimento destas tecnologias, com referência ao seu impacto socioeconómico. Neste sentido, foram abordados os aspetos essenciais na base da exploração espacial, com demonstrações reais das leis de Newton, como o uso de um propulsor espacial usado. Recordou-se que a exploração espacial tem sido tornada uma realidade à custa da atividade de empreendedores como Elon Musk, Jeff Bezos e Paul Allen, que têm superado obstáculos concretos e de pensamento, para criar um mercado que se estima poder valer cerca de três milhares de milhões de dólares em 2045. O orador salientou ainda que esta é uma actividade de grande risco económico, obrigando a grandes esforços individuais e familiares para evoluir na “revolução” espacial.
A mensagem foi clara no sentido de que as oportunidades de negócio têm tendência a crescer e os custos a diminuir. Nas próprias palavras do CEO, “a iniciativa privada dará muitas mais oportunidades aos estudantes de conseguir uma carreira no que será a próxima revolução espacial”, relembrando o caso dos automóveis por meio de Henry Ford e outros empreendedores do século XX.
Mais informações encontram-se disponíveis no Facebook e site oficiais.