Connect with us

Ciência e Saúde

Symbio Wired: a Bioengenharia à distância de um ecrã

Published

on

Acontecerá virtualmente e a participação é gratuita e aberta a todos os interessados. O “Symbio Wired”, um evento organizado pelo Núcleo de Estudantes de Bioengenharia da Universidade do Porto (NEB-FEUP/ICBAS), dará a conhecer as três subdivisões da Bioengenharia – Engenharia Biomédica, Biotecnologia Molecular e Engenharia Biológica – pela voz de mais de 20 oradores, dez dos quais internacionais. Esta iniciativa vem substituir o “Symposium on Bioengineering” e será, pela primeira vez, “totalmente virtual”. Decorrerá nos dias 4 e 5 de abril e já conta com cerca de 500 inscritos. E ainda há inscrições disponíveis.

Serão dois dias com diferentes temáticas em discussão. Organizadas em “oito painéis”, dar-se-á a conhecer a aplicabilidade da Bioengenharia em matérias como o cancro – destacando as “terapias com nanopartículas e diagnósticos utilizando inteligência artificial” -, o combate às alterações climáticas, inovações cirúrgicas e biologia sintética. Questões ligadas à Ética e ajuda humanitária também estarão em debate. “Tentamos que os nossos painéis fossem o mais transversais possível, e que tocassem em pontos essenciais da nossa sociedade”, expõe Ana Costa, presidente do NEB-FEUP/ICBAS.

Entre os oradores internacionais convidados estão Zahra Moussavi, do Canadá, que falará sobre o “diagnóstico e tratamento de condições neurológicas como Alzheimer e depressão, através da análise de sinais elétricos do cérebro”, e Tetsuhiro Harimoto, dos Estados Unidos da América, com o seu trabalho de “reprogramação de bactérias para detetar e tratar o cancro”. Entre os portugueses convidados estão Waldir Júnior, da associação Fraunhofer, e António Salgado, do laboratório 3B’s. O primeiro com o projeto “AFRICA”, que consiste na sensorização de terrenos e aplicação de fertilizantes de baixo custo para aumentar o rendimento de “pequenos agricultores” do continente africano, e o segundo com uma apresentação “sobre novas terapias usando células estaminais para a regeneração do sistema nervoso”.

De acordo com Ana Costa, o evento original, de nome “Symposium on Bioengineering”, foi alvo de reformulações devido a “instruções tanto da Universidade do Porto como a nível nacional”. A nova versão adota o nome “Symbio Wired” e as grandes modificações relativamente à anterior residem no local de realização – que passará a ser online – e no cancelamento de algumas atividades previstas, que perfariam mais um dia de evento. “Os workshops que tínhamos organizado para o dia 3 foram efetivamente cancelados, porque são a única coisa que precisaria obrigatoriamente de ser presencial”, comenta. Para além disto, as visitas a institutos de investigação e empresas também ficaram sem efeito.

“[…] queremos transformar isto numa oportunidade de fazer chegar o Symbio a mais pessoas pelo país todo e, quem sabe, até fora do país”

A reorganização do evento, que contará, este ano, com a décima primeira edição, faz-se acompanhar da vontade de ir mais longe. “Já que tivemos de reformular o evento, queremos transformar isto numa oportunidade de fazer chegar o Symbio a mais pessoas pelo país todo e, quem sabe, até fora do país”, refere. “É uma oportunidade única para mostrar que a ciência e a tecnologia se podem unir para fazer coisas incríveis”, acrescenta.

Aos participantes que se haviam inscrito no “Symposium on Bioengineering”, o dinheiro da inscrição será devolvido, ainda que a sua presença no evento se mantenha confirmada. Para quem ainda não se inscreveu, poderá fazê-lo, desta vez, no “Symbio Wired”. Segundo a presidente do Núcleo, “qualquer interessado vai poder registar-se até ao dia anterior [ao evento], 3 de abril. O método de registo ainda não foi divulgado, porque estamos ainda a acertar alguns pormenores técnicos e de logística, mas será partilhado em breve nas nossas redes sociais”. O NEB-FEUP/ICBAS está presente nas redes sociais Facebook e Instagram.

 

Artigo elaborado por Álvaro Paralta. Revisto por Mariana Miranda.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *