Ciência e Saúde

COVID-19: Simular para tratar

Published

on

Com o intuito de ajudar quem está na primeira linha dos cuidados de saúde a saber atuar com precisão, eficácia e segurança perante um paciente suspeito de ser portador do novo coronavírus, a empresa portuguesa Take The Wind S.A. (TTW) atualizou o simulador médico 3D Body Interact para disponibilizar cenários clínicos de suspeita de COVID-19.

A tecnologia associada ao Body Interact permite reproduzir características visuais/espaciais em tempo real, relativas à condição de saúde do doente, dar feedback das ações feitas, compilar resultados de procedimentos e avaliar a performance do profissional de saúde.

O CEO da TTW, Pedro Pinto, explicou que a empresa tem “[…] responsabilidade social [em] fornecer cenários de treino para ajudar os profissionais de saúde no esforço colossal que estão a realizar para debelar a pandemia, onde os requisitos de segurança individual e dos pacientes são muitos elevados. Esta situação irá agudizar-se à medida que forem convocados para o terreno profissionais de áreas clínicas muito diferentes, o que requer um esforço adicional de coordenação e de formação para assegurar um elevado desempenho e em consonância com as mais recentes orientações clínicas”.

Segundo a TTW, o recurso a doentes virtuais permite testar a aquisição de competências curriculares/profissionais, acelerar o pensamento crítico de estudantes e profissionais de saúde e treinar a tomada de decisões clínicas “sem o receio de errar”. Para além de ser um cenário de treino virtual para melhorar os cuidados agudos e crónicos, também estimula o trabalho de equipa.

A TTW é uma empresa portuguesa, fundada em 2008, dedicada ao desenvolvimento de tecnologia para a educação clínica, a fim de reduzir o impacto dos erros clínicos. Está sediada no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, mas conta com um leque de clientes em cerca de 40 países. O Body Interact já foi distinguido com vários prémios, com destaque para recebido no evento internacional World Summit Award (WSA) 2018 promovido pela ONU.

Com base nas fortes medidas de contingência no combate à COVID-19, implementadas nos mais diversos países do mundo, os profissionais de saúde estão sob elevada pressão para diagnosticarem e tratarem de forma eficiente e célere pacientes com sinais e sintomas suspeitos. Assim, com esta atualização do Body Interact, a TTW criou uma ferramenta adicional de combate à pandemia, ajudando estes profissionais no ativo e em formação.

 

Artigo elaborado por Alexandra Simões. Revisto por Mariana Miranda.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version