Ciência e Saúde

Docente da FCNAUP coordena projeto que combate a iliteracia em nutrição

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Tem mais de 3700 seguidores e nasceu nas salas da Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP). “Composição de Alimentos” (@cnal_fcnaup) é uma página de Instagram que reúne factos sobre a composição nutricional de alimentos. Teve origem numa unidade curricular (UC) da licenciatura em Ciências da Nutrição e o seu mentor é Vítor Hugo Teixeira, docente da FCNAUP. Com esta iniciativa, Vítor acredita estar a contribuir para “quebrar a barreira da utilização das redes sociais a favor do ensino e aprendizagem”.

Segundo o docente da FCNAUP, esta ideia surgiu como “consequência natural do processo de renovação contínuo [do ensino da UC], quer no que respeita aos temas abordados, quer quanto aos formatos de execução dos trabalhos”. Este projeto tem não só uma componente de ensino, mas também uma vertente de sensibilização pública para questões relacionadas com nutrição. ”A criação da página teve dois objetivos primordiais: em primeiro lugar, alargar as competências dos estudantes, nomeadamente da comunicação de ciência para o público, e, em seguida, contribuir para combater a desinformação em nutrição que medra nas redes sociais”, explica Vítor.

Vítor Hugo Teixeira, docente da FCNAUP.

A manutenção do conteúdo da página envolve a escolha dos temas por parte do docente e, por parte dos estudantes, compreende o desenvolvimento e preparação dos conteúdos a serem publicados na página – sempre sob supervisão. “Acredito que os estudantes aprendem mais e melhor quando procuram e interpretam a informação científica”, conta. “Isto também faz com que os estudantes detetem mais facilmente a má informação e tenham mais apelo para a desmascarar”, acrescenta.

De acordo com Vítor, muitos dos temas trabalhados em aula são de interesse público, pelo que a sua divulgação se revela essencial. “Entendemos que, ao disponibilizá-los, estaríamos a contribuir para o seu esclarecimento [através de uma fonte] de informação credível”. A isto acresce a necessidade de rigor e empenho por parte dos estudantes nos trabalhos que são desenvolvidos, o que favorece o seu processo de aprendizagem. “Estou convicto que estimula mais [os estudantes] a aprender e a fazer um bom trabalho ao saberem que não vai ser lido apenas pelo professor, mas vai estar disponível para o grande público que é menos complacente nas críticas”.

Estudantes envolvidos na manutenção da página “Composição de Alimentos”.

Segundo o docente, esta abordagem de ensino vai ao encontro da “matriz de pensamento da FCNAUP”, uma vez que a sua missão é “ensinar e tutorar os estudantes na análise e interpretação dos estudos científicos sobre as mais diversas temáticas”.

“Composição de Alimentos”, nascida dentro de uma sala de aula, conquistou já um público assíduo e assim se prevê que continue no futuro. “Começou como um projeto confinado aos envolvidos na unidade curricular e com a duração finita de um semestre”, aponta Vítor. “Todavia, ganhou visibilidade e provavelmente continuará, pois alguns estudantes já manifestaram essa intenção”.

 

Texto por Álvaro Paralta. 

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