Ciência e Saúde

“Biologia Factos” nasceu das mãos de um estudante da FCUP

Published

on

Pedro Silva é estudante da licenciatura em Biologia, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e foi a “paixão pelas várias áreas da Biologia” que o levou a criar uma página no Instagram. “Biologia Factos” (@biologiafactos) conta com mais de 6200 seguidores e com uma equipa de produção de conteúdos de seis estudantes das cidades do Porto e Lisboa. O objetivo desta iniciativa, segundo Pedro, “é divulgar espécies que sejam interessantes, factos desconhecidos e dar a conhecer um pouco da nossa fauna e flora”. 

Tudo começou como um exercício de lazer e com a vontade de partilhar a sua “paixão” com outras pessoas. Segundo o estudante da FCUP, a ideia da criação da página surgiu de forma espontânea, muito devido ao gosto que nutre pela sua área de formação. Uma vez maturada a ideia, nasce “Biologia Factos”. “Inicialmente, apenas era uma forma de lazer mas, com o tempo, a página foi crescendo até se tornar um projeto”, partilha Pedro. “Entretanto, com o passar do tempo, [também] a equipa foi crescendo”, acrescenta.

Pedro Silva, estudantes da FCUP e fundador da página “Biologia Factos”

Aquilo que iniciou como sendo um projeto individual, hoje conta com uma equipa de seis elementos. Pedro Silva (o fundador), Magdolna Nagy, Francisco Teixeira, José Pedro Silva, Hugo Cruz e Inês Miranda são os responsáveis pela produção dos conteúdos da página. Enquanto uns são estudantes da FCUP, outros pertencem à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e ao Instituto de Medicina Tradicional (IMT).

A logística da criação dos conteúdos passa, em primeira instância, pela distribuição de trabalhos pelos elementos da equipa. Cada pessoa fica responsável por um tema e, a partir daí, desenvolve a sua pesquisa, redige o texto e escolhe as imagens a publicar. O valor primordial é sempre o de cativar a atenção dos seguidores, nunca prescindindo do rigor científico. “Tentamos sempre que as publicações sejam cativantes, pois saber que as pessoas gostam deste conteúdo é realmente fantástico”, refere. “Com isto, queremos combater a iliteracia científica, com linguagem acessível, mas cientificamente correta, nas nossas publicações e histórias”, acrescenta.

Equipa de produção de conteúdos da página “Biologia Factos”.

Com o evoluir do projeto, o conceito da página foi adquirindo outros formatos. Inicialmente, tratava-se de uma página cujo propósito era o de divulgar conteúdo científico. Mais tarde, àquela ideia acresceu a criação de uma componente de ensino, através da publicação de jogos interativos. “Com o passar do tempo, começamos a abrir horizontes e a aventurar-nos na parte pedagógica como forma de ensinar e ajudar os alunos de Biologia”, conta Pedro.

O futuro do projeto

A página “Biologia Factos” tem vindo a conquistar novos seguidores – o que é motivo de felicidade para a equipa que a mantém. “O projeto foi criado com bastante carinho, portanto, ver que muitas pessoas adoram este projeto – e que muitos o acompanham desde o início – é muito agradável”, aponta Pedro. “A página está a crescer de dia para dia e ver isso a acontecer deixa-nos de coração cheio”, acrescenta.

Página de Instagram “Biologia Factos”.

De olhos postos no futuro, a equipa da “Biologia Factos” está a desenvolver um conjunto de iniciativas. Uma delas é a 1ª edição da “Semana da Biologia” – um evento virtual que consiste num conjunto de palestras proferidas por investigadores de diferentes áreas da Biologia. Segundo Pedro Silva, “o objetivo do evento é dar a conhecer aos estudantes de Biologia alguns trabalhos e projetos de investigadores, no sentido de os ajudar a perceber quais são as áreas da Biologia que lhes interessa”. O programa do evento prevê oradores da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Lisboa, da Universidade de Évora, da Universidade de Aveiro, da Universidade do Porto e de diferentes institutos de investigação do país.

Um outro projeto em que a equipa está envolvida resulta de um convite. Trata-se da preparação de um “Guia Prático da Biodiversidade em Peniche”, que se prevê estar concluído em breve.

 

Atualizado às 18h de 27/03/2021. Texto por Álvaro Paralta. 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version