Ciência e Saúde
IPA desenvolve fórmula para simplificar a vida com Afasia
Este mês, o IPA lançou a campanha de consciencialização para a afasia, uma perturbação da comunicação cuja principal causa é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). A afasia não afeta a inteligência, mas atua negativamente sobre a capacidade de comunicação verbal, gerando dificuldades na leitura, escrita e expressão através da fala. Estes efeitos resultam numa lacuna de comunicação entre a pessoa com afasia e os seus familiares ou, até mesmo, com profissionais de saúde.
Decorrentes desta perturbação surgem consequências na vida quotidiana como a perda de autonomia, alterações na dinâmica familiar e procura de redução do contacto social por embaraço ou perda de confiança. A maioria das pessoas com afasia apresenta uma qualidade de vida reduzida, e esta perturbação está descrita como um fator preditivo de depressão em pessoas que sofreram um Acidente Vascular Cerebral.
No último ano, devido ao isolamento social, que foi interposto no combate à pandemia, as pessoas com afasia sentiram ainda mais dificuldades em relação aos desafios na comunicação e na interação sociais. Por outro lado, a necessidade da realização de sessões de terapia à distância foi um obstáculo, na medida em que a necessidade de acesso a novas tecnologias pode ser dificultada por esta perturbação.
Com o objetivo de tentar combater os efeitos do isolamento, que colocam entraves diariamente às pessoas com afasia, o IPA organizou a campanha do mês da afasia de 2021 à volta da fórmula da “vacina”, que pode ajudar a ultrapassar estes obstáculos. Esta é composta por vários ingredientes, como a informação e sensibilização da comunidade, o estabelecimento de equipas multidisciplinares nos meios de saúde e o envolvimento da rede social de apoio da pessoa com afasia no processo terapêutico, tornando a abordagem a esta perturbação mais funcional e social.
Nesse âmbito, o IPA está a realizar, durante o presente mês, diversas ações de sensibilização para os problemas que as pessoas com afasia enfrentam. No passado dia 11, teve lugar um webinar organizado pela Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala com o tema “Levar conhecimento onde faltam palavras”. Foram também realizadas campanhas de rua (dias 5, 8 e 15) em Matosinhos, onde os alunos de Terapia da Fala da ESS-IPP puderam contactar com pessoas com afasia e aprender a sensibilizar outros para esta perturbação.
Os restantes eventos do mês da afasia estão marcados para:
- dia 19 de junho, com a realização de uma ação do Grupo de Ajuda Mútua para Cuidadores Informais sobre Afasia e;
- dias 25 e 26 de junho, as V Jornadas do IPA, abertas à comunidade.
Ambos vão ser realizados em formato online.
Para seguires a campanha visita o IPA nas redes sociais Facebook e Instagram ou no seu site.
–
Texto por Maria Amaro. Revisto por Eva Pinto e Maria Teresa Martins.