Ciência e Saúde

GADGETS: MAIO

Published

on

Oculus Rift

O equipamento head-mounted display promete trazer a, até agora muito restrita, realidade virtual aos jogos, com um grau de imersividade nunca antes disponibilizado ao público. Desde o anúncio em 2012, o aparelho tem visto a sua fama sempre em crescendo, não só devido à inovação que promete trazer, mas também pela sua aquisição por parte da empresa Facebook, em março de 2014, por um valor a rondar os dois mil milhões de dólares.

Com este gadget é esperada uma evolução de toda a indústria de entretenimento, quer na melhoria de software, através do desenvolvimento de plataformas capazes de explorar os sentidos a um novo nível, quer de hardware. Atualmente estão a ser desenvolvidas, por exemplo, passadeiras para caminhar e correr em qualquer direção, de modo a trazer a liberdade quase sem restrições que sempre se visionou ser o futuro da realidade virtual.

De modo a assegurar a existência de conteúdo original aquando da comercialização do seu produto, a empresa Oculus VR criou a plataforma Oculus Share no seu website, de modo a que desenvolvedores de realidade virtual possam partilhar, testar e avaliar conteúdo entre si.

As informações sobre o seu lançamento têm sido mantidas em segredo por parte dos responsáveis, embora se antecipe para dezembro de 2015. O seu preço está a ser estimado entre os 200 e os 400 euros.

 

Calçado com GPS

O calçado com GPS é um tipo de gadget que não é destinado à generalidade da população, embora tenha a capacidade de beneficiar não só os que o usam mas também os que estão à volta destes. Trata-se de uma tecnologia destinada a pessoas que sofram de doenças do foro psiquiátrico, tais como a demência ou a doença de Alzheimer, cujos pacientes são conhecidos por desaparecerem sem avisar. Com a utilização deste tipo de aparelhos, famílias e cuidadores têm a capacidade de localizar o desaparecido, que através de um localizador GPS colocado no calcanhar ou na sola do calçado permitem determinar a sua posição exata, garantindo a segurança do indivíduo e uma maior tranquilidade aos seus cuidadores.

Existem várias versões destes objetos disponíveis no mercado. Tal como qualquer gadget, a sua tecnologia tem vindo progressivamente a melhorar, tentando sempre torná-la mais eficiente e imune a falhas. Hoje em dia as baterias usadas são de extrema duração e existem softwares que permitem ao cuidador estabelecer um raio de segurança que caso a pessoa o abandone aciona um alarme. Podem-se encontrar vários fabricantes deste tipo de produtos, entre eles GPS Smart Sole, Aextrex Navistar GPS Footwear e GPS Shoe.

 

Microsoft HoloLens

Quando a 21 de janeiro a Microsoft anunciou um sistema operativo Windows 10 de realidade aumentada, muitos sentiram que o futuro como o concebiam tinha-se aproximado. Trata-se do Microsoft Hololens, um computador que suportará a nova plataforma Windows 10, completamente contido em smart-glasses. Estes “óculos inteligentes” quebram os limites impostos pelos monitores e fazem do nosso campo de visão o ecrã através do uso de hologramas.

Trata-se de um projeto levado muito a sério pela empresa, que pretende fazer dele uma ferramenta absolutamente inovadora no mundo da tecnologia e não apenas um capricho para os mais abastados. Recentemente foi lançado um vídeo no qual um arquiteto projetava um edifício e o via aparecer diante dos seus olhos em três dimensões.

No que toca a lazer, existirão jogos para este dispositivo. Numa demonstração lançada pela Microsoft vêm-se utilizadores a jogar o popular jogo Minecraft na sua sala e a simular a superfície de Marte, com um nível de detalhe que grita inovação a plenos pulmões.

Acerca do seu lançamento, apenas foi dito que será no tempo de vida do Windows 10, que será lançado este verão.

 

Próteses biónicas

Há muito que a ficção científica nos mostra membros biónicos em substituição de mãos, braços e até pernas inteiras. Acreditávamos que isso seria possível um dia: que perder uma mão não significaria ficar incapacitado, pois teríamos a tecnologia para “remendar” a situação. Vemos agora mais próximas essas visões, devido à velocidade a que a tecnologia das próteses biónicas está a evoluir.

Começou-se por próteses de mãos mecânicas com posições pré-definidas em que se podia escolher entre elas, mas isso não era suficiente para parar por aí, havia mais a ser feito. Hoje fazem-se grandes avanços para fazer das próteses controladas mentalmente uma realidade acessível a todos num futuro próximo. Atualmente já estão a ser desenvolvidas mãos biónicas controladas pela mente que em breve estarão acessíveis a uma maior porção da população.

No que toca a membros inferiores, em 2014 foi exibida uma nova prótese biónica de uma perna que promete mudar o mundo das próteses para sempre. Através do estudo dos movimentos de cada músculo, da espinal medula e das articulações, investigadores no laboratório de biomecatrónica do M.I.T. desenvolveram pernas prostéticas ajustáveis, que podem ser usadas por qualquer pessoa e permitem correr, dançar e escalar.

Se certos gadgets podem trazer liberdade, neste caso trazem a liberdade de movimento.

Save

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version