Ciência e Saúde
NOVO COMPOSTO QUÍMICO CURA CANCRO E COMBATE ENVELHECIMENTO
Os investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve (UAlg) descobriram um composto químico que vai revolucionar o tratamento do cancro e retardar o envelhecimento. A equipa foi liderada por Wolfgang Link e composta por investigadores nacionais e internacionais.
No decorrer da investigação científica, foi descoberto um novo composto químico (LOM612) que pode ser utilizado como realocador das proteínas FOXO – proteínas supressoras inativas em tumores humanos. Além da sua relação com o cancro, estas proteínas surgem também relacionadas com a longevidade humana.
Em declarações ao Jornal de Notícias, o investigador Wolfgang Link explicou os resultados obtidos. “Nós prevemos que este tipo de tratamento é especialmente eficaz nos cancros em que [a proteína] FOXO está fora da sua localização, como o cancro da mama ou da próstata”, afirmou. O investigador também mencionou que foram testados 500 compostos diferentes até encontrar o que permitisse realocar a proteína no núcleo das células.
A utilização deste novo composto químico é uma técnica específica, localizada e menos invasiva – atua apenas na proteína em questão. Assim, este método pode ser o primeiro passo para obter uma alternativa à quimioterapia clássica – um método agressivo com inúmeros efeitos colaterais.
Contudo, a elaboração de um novo fármaco pode demorar alguns anos, afirma Wolgang Link ao Diário de Notícias. É necessário proceder a testes de toxicidade do composto para que seja possível induzir a apoptose (morte) das células cancerígenas sem danificar as células saudáveis. Além disso, o projeto precisa agora de obter financiamento para poder avançar.