Ciência e Saúde
Plataformas para Estudantes Universitários
Atualmente, existe um conjunto de plataformas que permitem facilitar a vida académica de um estudante, principalmente na área das ciências. A organização de referências, a análise de dados e também a ilustração de imagens científicas fazem parte da escrita científica e podem tornar-se tarefas mais simples e imediatas com a ajuda destas ferramentas.
O sucesso durante o ano letivo de licenciatura, mestrado e até doutoramento deve começar pela organização, para que a trajetória académica decorra de forma objetiva, focada e com a maior tranquilidade possível. Muita das vezes, os alunos sentem-se ansiosos e consumidos pelo volume de trabalho acumulado ao longo do semestre. Isto torna-se ainda mais crítico, quando se aproxima a conclusão de um ciclo de estudos, dada a exigência que é pedida na escrita de uma tese, ou de um relatório de estágio. Vários são os programas que podem ajudar os alunos não só na pesquisa científica e na análise de dados, como também na organização e otimização do rendimento académico.
O mendeley é um software de gestão bibliográfico gratuito, que permite adicionar e organizar referências bibliográficas. As referências podem ser organizadas por pastas e, inclusive, partilhadas com o orientador, por exemplo, o que permite uma cooperação mais fácil do trabalho e uma discussão mais imediata de aspetos relevantes da literatura. Para além disso, o mendeley permite a inserção das referênciasno documento, de forma simples e com numeração automática, o que o torna ideal para trabalhos que exijam longas pesquisas bibliográficas e contenham várias referências.
À semelhança do mendeley, o Endnote é também um software de gestão bibliográfica, que permite adicionar e guardar referências bibliográficas. Este software permite a pesquisa online em várias bases de dados, e tal como o anterior, a adição de referências de forma simples em documentos Word, e a partilha das mesmas.
O OriginLab é um software que permite guardar resultados, assim como colocá-los em gráficos para permitir uma fácil análise. A vantagem deste software é a sua fácil personalização. Para além de, apresentar uma maior versatilidade no que diz respeito á tipologia de gráficos, todos os parâmetros do gráfico são facilmente alterados e escolhidos á medida das necessidades do utilizador. Nesta plataforma, é ainda de salientar que as folhas de cálculo estão orientadas por colunas, isto é, a cada coluna é atribuída um nome, as respetivas unidades, assim comoassim como a respetiva fórmula.
O GraphPad é um software que permite guardar e organizar resultados, para além de conseguir elaborar gráficos em 2D. Uma das grandes vantagens deste programa é a possibilidade de aplicar vários modelos de estatística automática, como por exemplo, one way-ANOVA ou two way-ANOVA. É tambem possível a análise de dados com valores de n superior a 1e o cálculo das respetivas barras de erro, de forma automática, o que facilita a análise de resultados.
Web of Science e Scopus são plataformas que permitem o acesso a uma grande base de dados de artigos científicos, de vários jornais e até conferências. Permite uma pesquisa em várias tipologias, desde um determinado tema, até uma palavra-chave ou um nome de um autor específico, facilitando desta forma a pesquisa da informação pretendida. Apesar de serem plataformas com a mesma finalidade, apresentam, no entanto, algumas diferenças.
A literatura presente no Scopus não tem artigos tão antigos quando comparada com a Web of Science, uma vezque também é uma plataforma mais recente. Além disso, o Scopus permite o acesso a uma gama de jornais e artigos mais ampla, do que aqueles que se encontram presentes na Web of Science. Também as métricas de classificação do índice de impacto dos jornais são calculadas, de forma distinta nas duas plataformas Por último, é de notar que a Web of Science é mais direcionada para a área das ciências exatas, apesar de apresentar também jornais de outras áreas.
O CiênciaVitae é um sistema nacional de gestão de currículo científico online, sendo muito útil para pessoas ligadas à ciência. Apesar de ser uma plataforma nacional, não se limita apenas a cidadãos portugueses, pode ser utilizada por todas as pessoas que estejam ligadas à investigação em Portugal
O ORCID (Open Research Contributor ID), constitui um currículo internacional que pretende conectar pessoas envolvidas na investigação, na inovação e/ou em bolsas de estudo, classificando-se, por isso, como um identificador profissional. A sua utilização é indicada para todas as pessoas que pretendam seguir investigação a nível mundial.
ChemDraw é uma plataforma que permite desenhar, com rigor, moléculas, para utilizar em esquemas reacionais, por exemplo. Este software, pode ser instalado ou usado online (apesar da versão online ser mais difícil de trabalhar, continua a ser uma ferramenta prática).
O biorender é uma plataforma de auxílio na criação de imagens científicas. A sua utilização não exige a instalação de um software, uma vez que as imagens são criadas online. A vasta gama de ferramentas disponíveis na plataforma, permite criar imagens completas e ilustrativas.
SMART é uma plataforma reconhecida internacionalmente e usada em artigos, livros e outros materiais didáticos, como um banco de imagens de alta qualidade, relacionadas com medicina, que podem ser usadas de forma livre e gratuita. Esta plataforma é reportada como uma ferramenta de auxílio para simplificar conceitos complexos.
—
Artigo redigido por Inês Marques. Revisto por Diana Cunha