Ciência e Saúde
YOSHINORI OHSUMI VENCE PRÉMIO NOBEL DA MEDICINA

O anúncio foi feito na passada segunda-feira pela Assembleia do Nobel do Instituto Karolinska. Ohsumi foi destacado pela descoberta de mecanismos de autofagia – um processo de degradação e reciclagem de componentes das células, durante o seu crescimento.
Além de demonstrar a “importância fundamental da autofagia em muitos processos fisiológicos, como a adaptação à fome ou a resposta à infeção”, Ohsumi também ajudou a compreender que “o processo autofágico está envolvido em diversos problemas, incluindo o cancro e a doença neurológica”, segundo a página da organização.
Depois de a comunidade científica perceber que a célula conseguia expulsar conteúdo através de lisossomas, durante os anos 60, faltava perceber melhor o mecanismo de autodestruição. O trabalho de Ohsumi abordou essa lacuna com o estudo de leveduras e os genes associados à autofagia.
O cientista verificou a existência destes genes para mostrar que as células humanas utilizam mecanismos semelhantes aos encontrados no fermento.
Yoshinori Ohsumi é investigador desde 1988 e já trabalhou em várias universidades e países. É também professor no Instituto de Tecnologia de Tóquio.
No ano passado, os vencedores do prémio foram William Campbell e Satoshi Omura pela descoberta de um medicamento contra patologias parasitárias.
