Ciência para Todos
Ciência em Casa: Parte I
Seja sozinho, em família, com crianças, animais de estimação, ou em direto no Instagram, estas experiências são diversão garantida (mesmo que depois tenhas muito para limpar… mas já lá vamos!).
Aqui estão as três sugestões de atividades que te trazemos:
1 – Leite Mágico
Vais precisar de:
- Leite gordo ou meio gordo;
- Corante alimentar;
- Detergente da loiça;
- Cotonetes;
- Um prato ou taça.
Começa por colocar o leite no prato, cobrindo o fundo na totalidade.
De seguida, coloca algumas gotas de corante alimentar (disponível em qualquer supermercado) no padrão que te apetecer. A diversão começa já aqui, podes ser criativo, mas cuidado para não abanar o prato. Quando estiveres feliz com a obra de arte, submerge o cotonete em detergente e aproxima-o do prato, na vertical.
Mergulha o cotonete no leite, sem hesitação, e observa!
O que aconteceu? As cores fugiram do cotonete e misturaram-se. Podes repetir a experiência várias vezes e reparar que as cores se misturam cada vez mais.
Porque é que isto acontece?
O detergente está carregado de moléculas anfipáticas, ou seja, moléculas com um lado hidrofílico (com atração para moléculas de água) e um lado hidrofóbico (o oposto, aversão a moléculas de água). O leite contém água e gordura, e quando entra em contacto com o detergente, as várias moléculas separam-se rapidamente, dando origem ao efeito revelado pela presença do corante alimentar.
2 – Massa Mágica ou Areia Movediça
Vais precisar de:
- Amido de Milho / Farinha Maizena;
- Água;
- Uma taça grande;
- Proteger a superfície com jornais ou sacos do lixo.
Adiciona meio copo de amido de milho à taça. Vai adicionando meio copo de água devagar, mexendo lentamente, até todo o pó estar molhado. Continua a mexer – repara que quando mexes a mistura se comporta como um líquido.
Se parares de mexer e pressionares a mistura com um dedo, o que acontece? A mistura fica sólida e resiste à pressão sofrida! (Se a mistura estiver demasiado líquida adiciona mais amido de milho).
Pega numa porção da mistura e manuseia nas palmas das mãos até criares uma bola. Enquanto estiveres a exercer força sobre a mistura, a bola permanecerá sólida. Assim que parares de a manusear, a bola transforma-se num líquido e dispersa-se pelas tuas mãos.
Podes também verificar a diferença entre dar um murro à mistura (fica sólida) ou pegar nela lenta e delicadamente (permanece líquida).
Parabéns, fizeste massa mágica!
Porque é que isto acontece?
A massa mágica é, na verdade, o que se chama um fluido não-newtoniano, ou seja, um fluido cuja viscosidade depende não só da temperatura, mas também da força que é aplicada sobre ele e da velocidade a que esta é exercida. A massa que criaste comporta-se de forma diferente de, por exemplo, o mel, cuja viscosidade depende apenas da temperatura a que se encontra. A areia movediça e o ketchup são outros exemplos de fluidos não-newtonianos.
3 – Vulcão
Vais precisar de:
- Uma Garrafa de Plástico;
- Água;
- Uma taça grande;
- Detergente da loiça;
- Corante Alimentar;
- Bicarbonato de Sódio (NaHCO3);
- Vinagre;
- Areia (opcional);
- Jornal (opcional).
Começa por aquecer a água e encher a garrafa até cerca de metade.
Acrescenta 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (podes encontrar no corredor de pastelaria de qualquer supermercado), quanto mais acrescentares maior será a ebulição.
De seguida, fecha a garrafa e abana para que o pó se dissolva na água. Agora podes decorar o teu vulcão!
Deita areia à volta da garrafa até esta estar coberta na forma tradicional de um vulcão – podes usar jornais para aumentar o volume e facilitar a forma.
Voltemos à garrafa, acrescenta umas gotas de corante alimentar e meia colher de detergente da loiça.
Em último lugar, o vinagre! Deita vinagre na garrafa até começar a erupção e observa a forma como sobe pela garrafa e se acumula no topo.
Porque é que isto acontece?
A verdadeira reação aqui é entre o bicarbonato de sódio e o vinagre, o resto foi feito para enfeitar! Estamos perante uma reação ácido-base. O bicarbonato de sódio (NaHCO3) age como uma base, e o vinagre (ácido acético diluído, CH3COOH) como um ácido. A reação entre os dois liberta várias substâncias, uma delas é o dióxido de carbono (CO2) sob a forma de gás, responsável pelo efeito de borbulhar que observamos. Experimenta repetir a experiência com várias combinações de quantidades e ver o que acontece!
Mostra-nos os resultados das tuas experiências através das redes sociais, mencionando o JUP nas publicações. Não percas as próximas sugestões para pores a ciência em prática em casa!
–
Texto por Rita Prata Magalhães. Revisto por Maria Teresa Martins.