Cultura
FANTASPORTO REVELA PROGRAMAÇÃO DA 36ª EDIÇÃO
Nesta 36ª edição do Fantasporto, registou-se o envio de filmes para a selecção final por parte de 67 países. Estes acabaram por ser reduzidos a um total de 40, com especial destaque para a América Latina, tal como nos dois últimos anos: “Esta é a área do globo onde os novos nomes estão a aparecer”, referiu o director.
Beatriz Pacheco Pereira, também diretora do festival, justifica que o destaque dado ao Fantasporto explica-se, por um lado, por este se realizar no Porto, uma cidade que é, cada vez mais, um foco turístico, mas também pelo próprio potencial do festival: “Temos uma programação muito rica e variada”, afirma.
Caberá a Luís e Gonçalo Galvão Teles encabeçar a sessão de abertura, no dia 26 de Fevereiro, com a antestreia de Gelo. “O Fantasporto faz parte da minha memória cinematográfica”, diz Luís, também presente na sessão de apresentação. O realizador revelou que o seu filme, fruto de um trabalho “a 4 mãos”, trabalha “a transmissão da humanidade entre gerações” e combina o real com o imaginário, através da história de uma mulher que vive duas vezes. No elenco estão Ivana Baquero, atriz conhecida por “O Labirinto do Fauno”, e os portugueses Albano Jerónimo, Ivo Canelas, Afonso Pimentel e Ruth Gabriel.
A personagem nacional escolhida para ser homenageada nesta edição do Fantasporto é Nicolau Breyner. Apesar de ser mais conhecido pela televisão, é “um homem do cinema e uma figura incontornável do audiovisual em Portugal”, disse Beatriz Pacheco Pereira.
Cerca de 200 filmes serão apresentados nesta edição, com antestreias mundiais e europeias, divididas por 91 sessões. As temáticas, apresentadas pela diretora, passam pelo problema das migrações, do enraizamento, da juventude perdida e da violência. Destacou-se, ainda, o filme de Michel Adam, Exodus to Shanghai, que retrata os tempos durante a II Guerra Mundial e que fará parte uma sessão especial dedicada à temática da paz: Fantas for Peace.
Para além das conversas com os vários realizadores, o festival será acompanhado por uma exposição de pintura de Augusto Canedo e pela apresentação dos livros de Luís Diogo e Danyel Guerra. O festival também contará com a presença de oito universidades: a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) e a Escola Superior Artística da Universidade do Porto (ESAP) estão entre as candidatas ao prémio das escolas de cinema.
Quanto aos júris internacionais, na Secção Fantástico destacam-se alguns nomes como Romain Basset, que recebeu o Prémio de Realização Cinema Fantástico na edição do ano passado, com o filme Horsead, e Drew Casson, ator e realizador de Hungerfold, que recebeu o Prémio Especial do Júri também em 2015. Na Semana dos Realizadores, destacam-se Karoly Meszáros, realizador e vencedor do Grande Prémio Fantasporto 2015 com Liza, The Fox Fairy. Artur Serra Araújo, Danyel Guerra e Matos Barbosa são o júri nacional escolhido.
O Pré-Fantas terá início com a apresentação do filme Dust, de Milcho Manchevski, no dia 22 de Fevereiro, e o festival encerrar-se-á com a exibição do filme Before the Rain, que levou o realizador europeu a ganhar uma nomeação para os Óscares e ainda 30 prémios internacionais.
Save