Cultura
3º DIA PORTUGAL FASHION PORTO
O dia 29 de março começou com o desfile Industry, composto por coleções comerciais das marcas Ballentina, Cheyenne, Concreto by Hélder Baptista e Mad Dragon Seeker by Alexandrine Cadilhe & Daniel Simões. Desde padrões complexos a malhas mais simples, as propostas para o próximo inverno são versáteis e práticas, com um toque de sofisticação. O desfile Shoes, com as marcas J. Reinaldo, Sílvia Rebatto, Fly London, Goldmud, Dkode e Nobrand, apresentou propostas de sapatos, botas e botins, para homem e mulher, de linhas simples e cores neutras, como o preto e o cinzento. O actor Jorge Corrula participou no desfile.
O espaço Bloom contou com desfiles de Teresa Abrunhosa, Cláudia Garrido, Joana Ferreira e K L A R. As inspirações dos jovens criadores vêm dos lugares mais inesperados. Veja-se o exemplo de Cláudia Garrido, que se inspirou no tema GhostMothers, a mãe por detrás do bebé, ou de Teresa Abrunhosa, com um desfile marcadamente feminino. Em entrevista, Teresa conta que o espaço Bloom é uma grande oportunidade para mostrar o seu trabalho.
Pedro Neto foi o grande vencedor do concurso Bloom, desfile onde participaram oito finalistas com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos.
A coleção do vencedor teve como inspiração a obra de Keith Arnatt, Self Burial. Quando questionado sobre o futuro, o jovem responde “espero não desiludir algumas pessoas que andam de olho em mim”. Surpreso com a vitória, conta que o dinheiro é a maior limitação para um criador e que “é difícil as empresas ajudarem”.
Em segundo, terceiro e quarto lugar ficaram João Rôla, Ana Catarina Santos e Eduardo Amorim, num desfile onde também participaram Ana Vicente, António Vaz Soares, Martinho Gonçalves e Teresa Carvalheira.
Carlos Gil encheu a sala com a coleção Valsa dos Pássaros, onde propôs uma mulher sofisticada e elegante, com grande predominância do vermelho, do dourado e de tecidos nobres. Já Ricardo Preto propõe peças citadinas e práticas.
A noite foi marcada pelos desfiles mais esperados. A Lion of Porches propõe um estilo british, com o típico padrão chess vermelho. Sónia Araújo assumiu a frente do desfile que contou também com crianças na passerelle.
A Vicri e a Dielmar desfilaram os homens mais elegantes e clássicos da noite, com a presença do actor José Fidalgo entre os modelos. Por fim, chegou a altura de Luís Onofre com as suas inovadoras sapatilhas, que lhe valeram o aplauso de uma plateia cheia.
Miguel Vieira encerrou a edição deste ano com o mote Uma noite de Inverno, onde impera o contraste entre materiais quentes e outros mais leves.