Cultura
O AMOR CHEGA AO MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA
Com o Dia dos Namorados à porta, o Museu Nacional da Imprensa promove a 17º edição do concurso, que terá início no dia 14 e prolongar-se-á até dia 20 de fevereiro. Esta iniciativa evoca o 250ª aniversário do poeta Bocage e o patrono do concurso Manuel António Pina.
Em busca de textos alusivos ao amor, o concurso vai premiar os melhores textos concorrentes, em poesia ou prosa. Os prémios são viagens (à Madeira e cruzeiro no Douro) e fins de semana num hotel da baixa portuense e na Beira, além de livros. O concurso estará aberto a pessoas de todas as idades, desde crianças a adultos portugueses, residentes em qualquer parte do país ou no estrangeiro.
Durante a “semana dos namorados”, o museu encontrar-se-á aberto para receber os vários textos. No dia de arranque, a entrada no museu será gratuita e os visitantes poderão ainda imprimir poemas dos dois autores evocados.
O concurso, iniciado em 2001, passou a ter, desde 2013, o nome de Manuel António Pina, que foi membro do Júri durante as primeiras nove edições. Com o número de participantes a crescer, o Museu Nacional da Imprensa procura incentivar à escrita e promover a divulgação de textos de índole romântica, entre outros objetivos.
O Museu Nacional da Imprensa, situado no Porto, a montante da Ponte do Freixo, está aberto ao público, todos os dias, entre as 15h e as 20h.