Cultura

“HARRY POTTER BOOK NIGHT”: A MAGIA INVADIU A LIVRARIA LELLO

Published

on

Apesar de serem mais de 100 mil as livrarias de todo o mundo que se juntaram ao evento, as atividades preparadas no Porto têm uma magia especial: a própria autora dos livros revelou ter-se inspirado para o primeiro volume na cidade invicta e que da livraria Lello surgiram ideias para a arquitetura da biblioteca da escola de magia de Hogwarts. J.K Rowling viveu e deu aulas de Inglês no Porto na década de 1990.

Carla Ribeiro, diretora de marketing da Lello, concorda e revela que é “das livrarias que mais vende livros de Harry Potter”. Confrontada com a questão de a verdadeira “geração Harry Potter” estar excluída das atividades daquele dia especial, dedicado a crianças até aos 14 anos, explica que “o público alvo dos livros é cada vez mais heterogéneo. Os adultos também leram e viram os filmes e ensinam-nos aos filhos. Há crianças de 4 anos aqui que sabem mais do que eu de Harry Potter!”.

Sebastião tem 5 anos e está vestido a rigor: óculos redondos, cachecol e capa dos Gryffindor, a equipa do aprendiz de feiticeiro mais famoso do mundo. Diz aos jornalistas que quer “aprender a ler para poder ler todos os livros de Harry Potter”. Ao JUP revela que acredita “mais ou menos” em magia, mas que “gostava muito que fosse realidade”.

No andar superior da Lello não cabe nem mais uma pessoa, assim como nas escadarias. É no primeiro andar que Hagrid e a Feiticeira Cassandra, interpretados por dois atores convidados, preparam poções e feitiços com o grupo de 25 crianças que se inscreveram previamente no evento, que esgotou em poucas horas. Os pais e outros curiosos assistem de longe. No final, juntaram-se todos os pequenos feiticeiros nas escadarias icónicas para a “fotografia de família”. Foram eleitos também os melhores disfarces entre as crianças e entre os adultos.

A “Harry Potter Book Night” desenrolou-se em simultâneo por várias cidades de todo o mundo, com leituras de excertos de livros, fabrico de “poções mágicas” gastronómicas e atividades que fizeram com que as crianças se sentissem parte do mundo mágico de Harry Potter.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version