Cultura
FITEI: PIRANDELLO ESTREOU NO PORTO
A peça fala da história de Mattia Pascal, personagem do livro de Pirrandello, Ele Foi Mattia Pascal, de 1904. A companhia mala voadora adaptou este romance para teatro e deu o nome do escritor italiano à peça.
Mattia Pascal vê a sua vida mudar num ápice. Decidido a afastar-se temporariamente da vida infeliz que tem, faz uma viagem e nessa viagem ganha uma pequena fortuna num casino. No entanto, quando regressa depara-se com o seu “próprio funeral”.
“Trata-se naturalmente de um equívoco, mas ele vê ali a oportunidade de começar uma nova vida, num outro lugar, sem compromissos, sem um passado para além daquele que ele próprio inventará – uma vida que vai poder escolher com toda a liberdade”. Contudo, a sua nova vida leva-o a mentir constantemente o que para a companhia foi uma boa oportunidade: “Decidimos fazer PIRANDELLO a partir deste romance porque (desde 2003) preferimos as identidades que estão sempre a inventar-se às que são sempre iguais.”
PIRANDELLO foi reconhecida na edição de 2016 dos Prémios SPA/RTP como o melhor trabalho cenográfico. Os bilhetes podem ser adquiridos no Teatro Rivoli ao preço de 7,50 euros.