Cultura
O REGRESSO DOS RESISTÊNCIA
Para os mais esquecidos, os Resistência foram uma das bandas mais bem-sucedidas, em Portugal, entre o fim da década de 80 e o inicio da década de 90. O grupo era composto por Alexandre Frazão, Rui Luis Pereira (mais conhecido por Dudas), Fernando Cunha, Fernando Judice, Fredo Mergner, José Salgueiro, Miguel Ângelo, Olavo Bilac, Pedro Ayres Magalhães, Yuri Daniel e Tim. Porém, no início, foi composto por três elementos femininos que, eventualmente, abandonaram o projecto – Teresa Salgueiro, Filipa Pais e Anabela Duarte.
O seu disco de estreia “Palavras ao Vento”, chegou às lojas no ano de 1991. Em 1992, depois de uma tourné de 30 concertos durante o Verão, e de conquistarem a dupla-platina, apresentaram o seu segundo CD – “Mano a Mano”. Em ambos os discos, a maior parte dos seus temas eram adaptações de Xutos & Pontapés, Delfins, Heróis do Mar, Trovante, Zeca Afonso, entre outros.
Depois de assinalarem o seu fim, em 1994, ainda voltaram aos palcos nacionais. Primeiro, em Dezembro de 2012 no Campo Pequeno, em Lisboa, e no Pavilhão Multiusos de Guimarães, que serviram para assinalar os vinte anos de estreia ao vivo do grupo. Mais tarde, em 2013, a cidade do Porto recebeu-os nos dias 26 e 27 de Abril. Além disso, participaram no festival Portugal ao Vivo e, ainda, na Expofacic em Cantanhede.
2014 traz o grupo de novo aos palcos com concertos por todo o país. Um reencontro de amigos que se reúnem para matar a saudade!