Connect with us

Cultura

“INDICAÇÃO PARA SE PERDER “ DE MARGUERITE DURAS

Published

on

“Indicação para se Perder”, é um espectáculo de Teresa Coutinho e Constança Carvalho Homem, concentrado na cena do baile entre Lola Valérie Stein e Michael Richardson presente no livro “Ravissement de Lol V. Stein”, de Duras.

A peça explora o desejo eterno da protagonista por voltar ao passado (enfatizado pela repetição do texto), e consequentemente, o seu estado de “ausência” permanente que torna impossível alguém aproximar-se dela. Esta personagem aparece como “destruída de uma vez por todas, pela sua experiência e memória”, uma vez que, graças às suas recordações, todos os dias é transportada para aquele baile, durante anos. Uma história de quem chega a preferir o amante ao próprio alimento, a preferir o alimento ausente.

“Indicação para se perder” gira em torno da insatisfação com o presente, da rememoração constante do que já foi e, concomitantemente, do sentimento de vazio e incompletude.

A peça desenrolou-se num estilo próximo à narração-fala, texto-dicção, bem característicos da escrita Durassiana, prosseguindo até ao fim num tom cada vez mais assertivo. Foram 40 minutos de profunda envolvência do espectador, que acabou por se perder no tempo e no espaço da cena.

A peça vai estar, pela última vez, este Domingo na Mala Voadora (rua do Almada, 277), às 21h30, com os bilhetes a custar 5 euros. Como comemoração do centenário de Marguerite Duras, decorre até ao fim deste mês, um conjunto de eventos espalhados pelo Porto, que vão desde o cinema, a leituras-flash, exposições, debates e diversas performances. O programa encontra-se aqui.