Cultura
“ABRIL, SONHOS MIL”: A PRIMAVERA CHEGOU!
“Sonhar é viver num mundo próprio, onde cada um projecta o impossível, onde cada um perde o controlo”. É assim que Catarina Vieira, ilustradora de 22 anos, caracteriza a exposição “Abril, Sonhos Mil”, onde o sonho é o denominador comum entre as ilustrações presentes.
Oito ilustrações contam partes de uma mesma história que remete para a chegada da Primavera e o anseio que cada uma das personagens (como o “Coelho de Abril” ou o “Peixe-Rei Mapa”) sente em relação a este momento. Histórias “sem nexo” que apenas encaixam no imaginário de cada um, no reviver de momentos passados, na identificação com as personagens.
Catarina Vieira recorre ao lápis de cor e à colagem de elementos naturais para recriar esse ambiente intimista, onde o local da exposição desempenha um papel muito importante. A Galeria Gabinete, situada em Penafiel, é um pequeno espaço que abrange várias funções (“E se o atelier do arquitecto fosse também a oficina do engenheiro? E se o espaço do artista fosse também o espaço do espectador? Será que se perdia o mistério ou, pelo contrário, ganhava-se uma nova ligação ao processo de criação?”, como se lê na página do Facebook). Este espaço acolhe, então algumas exposições e transmite , pela sua dimensão, uma sensação acolhedora, tal como a Primavera.
“Abril, Sonhos Mil” é, acima de tudo, um hino à liberdade que a Primavera traz.
Em exposição até 2 de Maio
Galeria Gabinete,
Rua Alfredo Pereira, 3
4560-502 Penafiel