Cultura
“CINDERELA” DO SÉCULO XXI CHEGOU À MAIA
E se a Cinderela vivesse nos nossos dias? Como seria a história? O desafio é grande, mas o Teatro de Marionetas do Porto (TMP), habituado a recriar histórias, consegue-o de uma forma maravilhosa. “Cinderela” é, de igual forma, a história que marcou a nossa infância e a vivência de todas as mulheres, com os seus desejos, ambições e paixões. Esta é a “Cinderela” do Teatro de Marionetas!
Assim, a história recriada pelo TMP traz-nos uma Fada Madrinha que faz aparecer um vestido “altamente”, nada de novo, e um “carro espectacular” em vez de um coche. Temos uma Cinderela que só à terceira tentativa é que chega ao palácio do rei, uma demora no “final feliz”, tal como na vida real, que é aqui retratada de uma forma divertida e apaixonante.
Mas, o que impediria Cinderela de chegar ao palácio? Todos sabemos que ela vai de coche (ou melhor, de carro) para o palácio! No entanto, nesta versão, o TMP desencanta personagens de outros contos que surgem para dificultar a chegada da felicidade da personagem principal. Cinderela é levada para a floresta com as indicações do Lobo-Mau, um (in)decente GNR e, tal como Branca de Neve, não resiste à oferta da Bruxa-Má, um delicioso “calipo de frutos tropicais”.
Assim, num só espectáculo todo o imaginário infantil é despertado, numa sessão para toda a família, sem descurar as chamadas de atenção para a realidade do século XXI, numa perfeita actualização da obra. Mas não se preocupem “No final Cinderela casa mesmo com o príncipe e têm imensos filhinhos, para descanso de todos.”
E assim acabaram 55 minutos de pura diversão, que uniram pais e filhos num momento educativo e bem-disposto. O auditório do Fórum da Maia “aplaudiu” os actores e espera por “Capuchinho Vermelho XXX”, que se realizou no dia 26, pelas 21h30.