Cultura
RUI VELOSO E SHIRLEY KING NO PORTO BLUES FEST
Durante duas noites, a partir das 22 horas, a Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal será palco da primeira edição do Porto Blues Fest– festival que conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, e que promete deixar o público portuense rendido à musicalidade e energia contagiantes do blues.
A atuação mais aguardada será no dia 27, e juntará o maior bluesman português, Rui Veloso, e Shirley King, filha de B.B. King, este último considerado o maior bluesman de todos os tempos e o grande homenageado da noite. Mas antes disso, há muito blues para ver e ouvir.
A abertura do festival ficará a cargo dos portugueses Delta Blues Riders, que se inspiram nas sonoridades que originaram o Blues, no Mississippi. A banda, guiada pela voz de Paulo Veloso (que também toca harmónica, guitarra e piano), conta ainda com António Ferro no baixo, Jorge Loura na guitarra eléctrica e Jorge Oliveira na bateria, e promete levar o público histórias do Delta do Mississippi, numa viagem musical pela Interstate 55, de Nova Orleães a Chicago.
O concerto seguinte, ainda no dia 26, junta a voz e a guitarra do britânico Julian Burdock e a harmónica do espanhol Danny Del Toro, e promete uma grande fusão de estilos, desde o bottleneck-blues, até ao funk, passando por alguns temas originais.
A fechar o festival, Rui Veloso, a quem B.B. King chamava “My Portuguese Son”, e Shirley King, conhecida como “The Daughter of The Blues”, prometem trazer aos jardins do Palácio de Cristal os grandes temas que B.B. King eternizou, como “Stormy Monday”, “Lucille”, “How Blue Can You Get”, “Three-O’Clock Blues” ou “The Thrill Is Gone” .
Rui Veloso é o único cantor português a ter atuado seis vezes com B.B. King. A primeira foi em 1990, no Casino do Estoril. No mesmo ano, tocaram duas noites seguidas para um Coliseu do Porto completamente esgotado. Voltaram a tocar juntos em 1996, no Coliseu de Lisboa e em 1998, na Expo.
Em declarações à Agência Lusa, a propósito da morte de B.B. King, em abril de 2015, Rui Veloso não escondia a grande admiração pelo rei do blues: “Nem nos meus sonhos passava tocar com o B.B.King, era uma coisa tão inatingível (…) como é que um ‘gajo’ da freguesia do Lordelo vai tocar com o B.B. King? Ninguém pensa nisso!”
Recordava ainda os tempos em que “punha um disco do B.B. King e pegava na guitarra e tocava por cima da música. (…) Foi assim que aprendi a gostar de blues. O B.B. King foi uma pessoa muito importante para mim”.
Será difícil homenagear aquele que a revista Rolling Stone considerou um dos melhores guitarristas de todos os tempos, galardoado com 16 prémios Grammy. No entanto, não será a primeira vez que Rui Veloso e Shirley King o farão juntos – já atuaram em Sabrosa, em maio de 2016, no “Douro Vintage Blues Fest”, em homenagem a B.B. King.
Num fim de semana que promete não deixar indiferentes os fãs de B.B. King e do blues em geral, o Porto Blues Fest conta ter uma grande adesão dos portuenses, que poderão assistir a duas noites de grandes concertos num dos espaços mais emblemáticos da cidade, os Jardins do Palácio de Cristal.
Os bilhetes para os dois dias do festival têm um custo único de 25 euros e já estão disponíveis na Ticketline, Last2Ticket e nos locais habituais.